ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 28º

MiAuNews

Cachorro é abandonado dentro de sacola em frente a pet shop

Cachorro morreu após ser resgatado por funcionários na manhã deste domingo (15)

Por Jéssica Fernandes | 15/12/2024 12:43


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, um cachorro foi abandonado em uma sacola na frente de um pet shop e morreu pouco depois. Imagens de segurança registraram um homem retirando o animal, em estado terminal de cinomose, desidratado e com carrapatos, do porta-malas de seu carro e o deixando na entrada da loja. Apesar dos esforços para levá-lo ao CCZ, o animal faleceu a caminho. O ato configura crime de maus-tratos, passível de pena de até cinco anos de detenção, e a população é encorajada a denunciar casos semelhantes.

Mais um animal foi vítima de maus-tratos na manhã deste domingo (15), em Campo Grande. Após ser abandonado dentro de uma sacola por um homem em frente a um pet shop, no Bairro Portal Caiobá, o cachorro foi recolhido por funcionários, mas acabou falecendo. A câmera de segurança registrou o momento do crime, quando o condutor do veículo tira o cachorro do porta-malas e o deixa na entrada da loja.

O caso ocorreu hoje, por volta das 7h da manhã, antes da loja abrir para os clientes. A vendedora do pet shop, Ana Paula Fernandes, comenta que é a primeira vez que uma situação dessa acontece. “Já aconteceu de deixarem filhotes e nos entregar para adoção, mas grande parte sempre perguntam se aceitamos”, fala.

A câmera da loja flagrou o momento que o condutor do veículo, um homem de cabelos brancos usando óculos, estaciona em frente ao pet shop. Na sequência, ele abre o porta-malas e tira a sacola onde está o cachorro. Depois de cometer o crime de maus-tratos, ele volta para o carro e vai embora.

Um segundo vídeo mostra como estava o cachorro quando foi encontrado. “Esse cachorrinho está em estágio terminal de cinomose, cheio de carrapato, está totalmente desidratado. Olha que maldade, o animal não responde. Aperta o coração, dá vontade de chorar”, diz a mulher na gravação.

O proprietário do pet shop chegou a levar o cachorro para o CCZ, porém, no caminho, o animal morreu. Apesar de casos assim não serem comuns na rotina do pet shop, a situação não deixa de gerar revolta em quem viu como o cachorro foi abandonado.

“Nós que trabalhamos no ramo do pet shop, para cuidar dos animais, jamais aceitamos esse tipo de situação. Postamos nos nossos status e deu muita repercussão porque estamos falando de uma vida. Se trouxesse e falasse que não tinha condições, nós ajudamos. Fazer isso é muita maldade”, pontua Ana Paula.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. A legislação aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. No Estado, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) é responsável por casos que envolvam maus-tratos.

Em Campo Grande, as denúncias podem ser feitas diretamente na delegacia, na Rua Sete de Setembro, 2421, no Bairro Jardim dos Estados. A Decat conta com o "cantinho da denúncia" que garante 100% de anonimato.

Canais de denúncia da Decat: 

  • WhatsApp: (67) 99653-0934
  • Ligação: (67) 3325-2567
  • E-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br

A página @depactpcms no Instagram também pode ser usada, mas a Decat não recomenda o canal porque a denúncia pode não ser vista em tempo hábil para a polícia agir. A delegacia pede que o denunciante não deixe de encaminhar fotos e vídeos para embasar o relato.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias