ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Campanha começa com 100 testes por dia para detectar o câncer de próstata

Interessados devem comparecer ao HCAA, na Rua Marechal Rondon nº 1053, a partir da próxima segunda-feira

Por Viviane Oliveira e Clara Farias | 01/11/2024 10:47
Abertura da campanha do Novembro Azul foi na manhã desta sexta-feira (Foto: Clara Farias) 
Abertura da campanha do Novembro Azul foi na manhã desta sexta-feira (Foto: Clara Farias)

No mês dedicado à prevenção ao câncer de próstata, segunda enfermidade que mais mata homens no Brasil, serão realizados 100 exames gratuitos de PSA - teste de sangue que serve para detectar a doença - no HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão) de Campo Grande, em homens de 45 a 75 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

No mês de novembro, dedicado à prevenção do câncer de próstata, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão em Campo Grande realizará 100 exames gratuitos de PSA para homens entre 45 e 75 anos. Os interessados devem comparecer ao hospital a partir do dia 4 de novembro, seguindo orientações específicas de preparo. O diagnóstico precoce é enfatizado como crucial para aumentar as chances de cura, que podem ultrapassar 90% quando a doença é detectada em estágios iniciais. A campanha, que se estende até o dia 30, visa conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames regulares, especialmente aqueles com histórico familiar ou que trabalham em ambientes de risco.

Os interessados devem comparecer à unidade de saúde localizada na Rua Marechal Rondon nº 1053, a partir do dia 4 de novembro (próxima segunda-feira), às 5h, com os seguintes preparos: jejum de 4 horas, sem relação sexual por 72h (3 dias) e sem atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo).

O prazo para a liberação do exame é de 3 a 5 dias em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde). No local, o exame será analisado por um profissional da saúde que encaminhará os casos suspeitos para serem investigados. A campanha se encerra no dia 30.

Segundo Amilton Fernandes Alvarenga, administrador do hospital, desde 2016 o número de diagnósticos vem crescendo. Ele explicou que nos anos anteriores foram realizados cerca de 1.800 exames. “O primeiro exame realizado é o PSA. Se for detectado alguma coisa, aí é feito o toque retal”, disse. Ele alerta que pessoas que trabalham em atividade de risco, como, por exemplo, com agrotóxico, petroleiro, fuligem, estão mais expostas à doença. Quem tem histórico da família também deve ficar atento.

O cirurgião oncológico Bruno Matos ressalta a importância do diagnóstico precoce para se ter tratamento mais efetivo com maior índice de cura. “Estima-se que, quando diagnosticado inicialmente, o câncer de próstata tem a cura de mais de 90% dos casos, quando está mais avançado se torna um pouco mais difícil”, disse. Ele alertou, ainda, que existe uma tendência menor em cuidado individual na realização de exames frequentes quando se fala de homem e, por isso, a campanha é tão importante.

Há 23 anos, o aposentado Eduardo Piccoline, de 78 anos, recebeu o diagnóstico. Ele disse que, à época, recebeu a notícia como uma pancada. Na ocasião, ele fez o tratamento em São Paulo e retornou à capital para continuar o tratamento no Hospital do Câncer. Com a doença em remissão, Eduardo faz exames de rotina. Ele aproveitou a abertura da campanha para dar um recado aos homens: “Homens copiem as mulheres, vão desde cedo ao médico, criem coragem!”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias