Campo Grande registra maior e menor temperaturas do ano em uma semana
Amplitude térmica e estiagem são as principais características do inverno
A semana registrou extremos na temperatura em Campo Grande. O último sábado (10) foi o dia mais frio do ano, onde a mínima ficou em 4,8°C e sensação térmica de -0,5°C, enquanto a sexta-feira (16) teve o título de dia mais quente de 2024 até agora, na casa dos 36,3°C e sensação térmica de quase 40°C.
Inclusive, no sábado passado, uma pessoa em situação de rua foi encontrada morta, no Jardim Noroeste, com suspeita de hipotermia. Ele estava com a coberta toda molhada, deitada embaixo de um toldo.
Já ontem, entramos na onda de calor vindo com dois alertas de perigo para baixa umidade, emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Outros municípios - A "gangorra térmica" atingiu todo Mato Grosso do Sul. No fim de semana passado, o frio de 1,7°C matou cinco novilhos em chácara, na região de Capão Seco em Sidrolândia, e 120 bois na "Quinta do Sossego" e, Jaraguari.
Além disso, o Dia dos Pais (11) foi de geada em Rio Brilhante, Iguatemi, Juti, Laguna Carapã, Caarapó, Fátima do Sul, Itaporã, Ponta Porã, Jardim, Bonito, Nova Alvorada do Sul, Santa Rita do Pardo, Paranaíba, Cassilândia, Ribas do Rio Pardo e Água Clara. Destes, o mais gelado foi Iguatemi, com 1,7ºC e sensação ainda mais extrema que Iguatemi: de -4ºC.
Cinco dias depois, todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão com alerta de onda de calor e baixa umidade do ar. Ambos são amarelos (perigo potencial). O primeiro prevê temperaturas 5ºC acima da média e o outro índice de umidade entre 20% e 30%. Neste sábado (17) a região pantaneira registra as maiores temperaturas, com município de Corumbá nos 26°C pela manhã e 38°C à tarde, já em Aquidauana a mínima é de 21°C e a máxima de 39°C.
Calor em pleno inverno - O Climatempo explica que uma nova massa de ar quente está concentrada na maior parte da região central do País e que este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.