Carro caiu em cratera de rua sem luz e sinalização no Jardim Morenão
Sinalização foi reposta pela Agetran, mas ainda não há previsão de quando o buraco será fechado
Na manhã desta segunda-feira (3), a reportagem do Campo Grande News esteve no local onde um Hyundai HB20 caiu e ficou preso em uma cratera na Rua Rivaldi Albert, no Bairro Jardim Morenão, e constatou que o veículo já havia sido retirado do local. A via está fechada no cruzamento com a Avenida Guaicurus e com a Rua Balneários. Os moradores relataram que os cavaletes da Rua dos Balneários haviam sido levados e a região está sem iluminação, o que impossibilita de ver a cratera à noite.
A sinalização foi reposta pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O buraco abriu em decorrência do volume de chuva registrado em fevereiro deste ano. Na época, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que estava em processo de compra do material para iniciar os reparos e que o processo poderia demorar, pois Campo Grande não possui boa parte dos materiais. A reportagem entrou em contato novamente para atualizar a situação e aguarda retorno.
O acidente aconteceu no início da manhã deste domingo (2) e chamou atenção dos moradores da região, pois o carro foi "engolido" pela fissura. A cratera abriu no centro da via e comprometeu toda a extensão até a calçada. O buraco impossibilita o tráfego de veículos e torna o acesso aos pedestres perigoso. Motocicletas e ciclistas foram flagrados pela reportagem furando a sinalização, apesar do perigo.
A via está fechada no cruzamento com a Avenida Guaicurus e com a Rua Balneários. Moradores relatam que a sinalização na Rua dos Balneários havia sido levada, e a região está sem iluminação, o que impossibilita de ver a cratera de noite.
O pedreiro Ilson Silva de Paula, 66 anos, explica que quem não tem conhecimento do problema acaba caindo no buraco. “Eu não sei se quebram e levam [a fiação], porque aqui de noite é perigoso. Já tomaram moto de gente aqui, porque aqui é escuro, não tem para onde correr. O povo tá consciente porque taparam lá [na Guaicurus], mas quem não tem conhecimento vai cair aí dentro”.
O idoso explica que os moradores tentaram colocar pedaços de madeira para passar com a bicicleta, mas não deu certo. Há mais de quatro meses, eles esperam por reparos e liberação da via. “Ninguém vem pra dar uma ajeitada. Os caras pegaram aquelas manilhas lá, arredaram pro lado, pra tentar passar, mas não deu certo”.
O estoquista Alexandre Rocha, 28 anos, relatou que não havia sinalização no local até a manhã de ontem, quando o HB20 foi parar dentro da cratera. O estoquista explica que a sinalização foi levada e ninguém apareceu para repor. “Colocaram aqueles cavaletes de madeira e retiraram dali, aí ficou livre o tráfego. Estava aberto, e agora sinalizaram de novo”.
Rocha disse à reportagem que já contabilizou três acidentes no local recentemente e que o trajeto é perigoso não apenas para os condutores, mas para os moradores do bairro também. “Os alunos que estudam de noite tem que atravessar naquele mato. Não é tão iluminado. É tudo escuro ali”.
Acidente - Um Hyundai HB20 Sedan foi encontrado dentro de cratera na Rua Rivaldi Albert, no Bairro Jardim Morenão. O veículo ficou bastante danificado, com as rodas dianteiras entortadas e o airbag acionado.
Sem saber como o veículo foi parar na cratera, um mecânico, de 40 anos, que preferiu não se identificar, contou que a motorista do HB20 foi até a sua casa para pedir ajuda. Mesmo não tendo muitas informações sobre a mulher, o homem se ofereceu para cuidar do carro enquanto ela procurasse ajuda médica.
Confira a galeria de imagens: