ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com nova Lei de Primeiros Socorros, Sesau ensina a agir em casos de emergência

Próxima capacitação será no dia 16 de dezembro, na Vila Bandeirante

Por Izabela Cavalcanti | 01/12/2024 15:07
Com nova Lei de Primeiros Socorros, Sesau ensina a agir em casos de emergência
Equipe da Sesau oferece treinamento de primeiros socorros (Foto: Divulgação/Sesau)

Com a nova Lei de Primeiros Socorros em vigor, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) marcou para o dia 16 de dezembro, às 18h, um treinamento com a população. O encontro está marcado na Igreja Aliançados Campus Bandeirantes, na Vila Bandeirante.

Instituições interessadas em agendar capacitações para 2025 podem entrar em contato pelo e-mail: projetoprevenirparasalvar@gmail.com.

O projeto “Prevenir para Salvar” oferece cursos de primeiros socorros em parceria com acadêmicos de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia, para escolas, igrejas, empresas e outras instituições públicas e privadas.

Desde 2019, a Sesau desenvolve o projeto e já capacitou mais de 2.500 pessoas para atuarem em situações de emergência antes da chegada do socorro profissional.

Nova lei – A sanção da Lei nº 11.418/24, publicada no dia 28 de novembro, institui o Programa de Conscientização, Prevenção e Primeiros Socorros em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho.

O promotor de Justiça Fernando Esgaib é um dos idealizadores da proposta. Após sobreviver a um episódio de engasgo em um evento social, ele percebeu a importância de disseminar o conhecimento sobre primeiros socorros.

“Essa é uma questão que pode ocorrer em qualquer lugar, com qualquer pessoa, e o conhecimento básico sobre como agir pode salvar vidas. A lei agora reforça a necessidade de campanhas educativas e treinamentos para a população,” destaca Esgaib.

Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, iniciativas como essa é essencial para se ter uma resposta rápida.

“Capacitar a população é uma estratégia essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência. O ‘Prevenir para Salvar’ não só ensina técnicas de primeiros socorros, mas também promove a cidadania e a segurança coletiva”, pontuou.

Como funciona a manobra Heimlich em adultos:

1- Posicione-se atrás da vítima;

2- Feche uma das mãos e posicione-a sobre a “boca do estômago”;

3- Com a outra mão, pressione a primeira, realizando movimentos firmes para dentro e para cima, em forma de “J”, até que o corpo estranho seja expelido.

Manobra de desobstrução em bebês menores de 1 ano:

1- Coloque o bebê de bruços sobre o braço, com a cabeça inclinada para baixo;

2- Realize cinco compressões entre as escápulas (meio das costas);

3- Vire o bebê de barriga para cima e faça cinco compressões no osso central do peito;

4- Repita as manobras até que o corpo estranho seja expelido ou até a chegada do socorro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias