Com salas alagadas, 10 postos são fechados em dia de vacinação
Segundo o secretário de saúde, José Mauro, as unidades foram fechadas para fazer o remanejamento das vacinas
Com salas alagadas e sem energia, 10 UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) foram fechadas neste sábado (19), durante o Dia D de vacinação contra sarampo. Os estragos foram causados pela chuva de cerca de 1h30 que atingiu Campo Grande. Além de alagamentos unidades de saúde foram destelhadas com a velocidade do vento.
O secretário municipal de saúde pública, José Mauro, percorreu as unidades afetadas pela temporal. "Toda equipe técnica da Sesau está na rua para fazer os diagnósticos dos estragos causados pela chuva e fazer os reparos emergenciais", disse durante vistoria na UBSF Botafogo.
Segundo o titular da pasta, as unidades de saúde foram fechadas para preservar os equipamentos e fazer o remanejamento das vacinas.
A expectativa é que a manutenção seja feita durante o fim de semana e o atendimento seja normalizado na segunda-feira (21). Conforme o secretário, a recomendação para quem foi até as unidades afetas pelo temporal procure as unidades mais próximas.
Questionado sobre um possível prejuízo a campanha da vacinação, o titular da Sesau destacou que a Capital tem uma boa cobertura vacinal. "Não está previsto um novo Dia D, mas Campo Grande tem uma boa cobertura vacinal", disse. Ele ainda afirmou que a procura não é alta.
A dona de casa, Andreia Camaga, de 33 anos, aproveitou o dia da campanha para ir até a UBSF para e vacinar a neta de 1 anos e seis meses. Ela foi orientada a procurar a unidade do Dom Antônio Barbosa. "Vou ver se vou nesta unidade ou deixo para ir na segunda-feira", afirma.
Unidades afetadas - Foram fechadas as UBSFs Botafogo, Tarumã, Aero Itália, Zé Pereira, Sírio Libanês, Pioneiro, bonança, Cohab, Bastistão e Universitário. Os CRSs (Centros Regionais de Saúde) Coophavila e Aero Rancho.
Confira o vídeo da água que invadiu os UBSFs Botafogo e Cohab em Campo Grande.