ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Contra Ômicron, MP quer Vigilância Sanitária nos shoppings da Capital

Iniciativa, segundo órgão, é para verificar o uso adequado de máscaras e coibir aglomerações

Lucia Morel | 09/12/2021 17:15
Fiscalização da Vigilância Sanitária em shoppings em junho do ano passado. (Foto: Divulgação Vigilância)
Fiscalização da Vigilância Sanitária em shoppings em junho do ano passado. (Foto: Divulgação Vigilância)

Com a chegada da variante Ômicron no Brasil, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) encaminhou à Prefeitura de Campo Grande através das secretarias de saúde e meio ambiente (Sesau e Semadur) pedido para fiscalização conjunta nos shoppings da cidade.

O órgão ministerial, pela 32ª Promotoria de Justiça, pede providências em relação o risco sanitário com a variante Ômicron com fiscalização conjunta entre Sesau, Vigilância Sanitária e Semadur nos shoppings Campo Grande, Norte Sul, Bosque dos Ipês e Pátio Central.

A medida visa constatar nesses locais o cumprimento das regras de biossegurança, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool 70% em locais estratégicos dos centros de compra.

Também deve ser verificado nessas fiscalização a higienização e limpeza dos espaços, bem como o controle de fluxo de pessoas, com distanciamento e evitando aglomerações. Caso haja descumprimento das medidas, ações administrativas cabíveis devem ser adotadas.

O ofício foi recebido pelas secretarias no último dia 3 de dezembro e o cumprimento de medidas deve ser realizado em 20 dias após o recebimento.

O risco de nova onda da covid-19, embora possa não resultar elevados números de mortes, segundo divulgações atuais da OMS, pode gerar sobrecarga dos sistemas de saúde, com risco à continuidade do tratamento de outras tantas enfermidades, e consequentes suspensões de serviços eletivos de saúde, já bastante afetados nesta Capital nesses quase dois anos de pandemia.

Em nota, encaminhada esta tarde, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) informou que "os shoppings continuam cumprindo todas as exigências dos decretos estaduais e municipais, como uso obrigatório de máscara, melhor higienização dos ambientes, aplicação das regras de distanciamento para evitar aglomerações, disponibilização de álcool gel nos mais variados pontos do shopping, campanha de incentivo a vacinação da população, dentre outras iniciativas".

Matéria atualizada às 14h30 de 10 de dezembro para acréscimo de informação da Abrasce.

Nos siga no Google Notícias