Cuidado: Procon faz alerta para evitar golpe do QR Code
Estelionatários estão se especializando na aplicação de fraudes causando prejuízos aos consumidores

Clientes devem tomar cuidado ao utilizar os QR Codes (código que pode ser escaneado pelos celulares), atualmente, presentes nos processos eletrônicos de pagamentos, alerta o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor).
Estelionatários estão se especializando e se aperfeiçoando na aplicação de fraudes, causando prejuízos aos consumidores. O órgão tem recebido denúncias de falsificação de faturas de concessionárias com a substituição do QR Code, inserido no documento como forma de facilitar o pagamento, principalmente, utilizando Pix para quitação.
Os bandidos estão substituindo a fatura colocada nas caixas de correspondência com a aplicação de QR Code e direcionando a outra conta. Com isso, o consumidor acredita ter pago pelo consumo quando, na realidade, encaminhou o valor para golpistas.
Segundo o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, antes de concluir a operação, a pessoa deve verificar qual o destinatário da transferência e se está correto. “É a forma de não correr risco de prejuízos”, explicou.