ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

De formas diferentes, campo-grandenses fazem trecho da UCDB até o Centro

O evento teve largada às 17h e faz parte do 2º Bici Fórum e da Semana Nacional do Trânsito e Mobilidade

Por Gabriel de Matos e Mylena Fraiha | 20/09/2023 19:35
Participantes durante trajeto da entrada da UCDB ao Sesc Cultura (Foto: Paulo Francis)
Participantes durante trajeto da entrada da UCDB ao Sesc Cultura (Foto: Paulo Francis)

O desafio intermodal pretende fazer uma competição para ver quem chega primeiro saindo da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) até o Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena, nº 2.270. O trecho é aproximadamente 8 km e o objetivo é que os participantes percorram cada um com uma forma de deslocamento.

Esta é a terceira vez que acontece o desafio intermodal. A primeira foi com seis variáveis, a segunda teve oito e este ano são 13. As pessoas vão fazer o trecho correndo, por caminhada, bicicleta (ciclovia), bicicleta (trajeto livre), bicicleta elétrica, ciclomotor, motocicleta, carro, moto táxi, transporte por aplicativo, táxi e ônibus.

A coordenadora da ação, Andrea Moringo explica a importância dessa comparação. “Esse desafio é importante para que possamos entender as diferentes formas de deslocamento e o que a cidade oferece em termos de mobilidade, para cada participante.

O designer Guilherme Alves Ferreira, de 24 anos, é um dos participantes. Ele vai fazer o trecho de táxi. ""Eu vou pegar um táxi. Por exemplo, quando der a largada, o táxi não estará aqui, então vou ligar para um táxi e esperar que ele chegue. Enquanto isso, os participantes que vão pegar ônibus se deslocarão a pé até o ponto de ônibus mais próximo, e os que usarão bicicletas caminharão até o bicicletário para pegar suas bicicletas. O objetivo é medir o tempo de deslocamento".

Ele também destacou que o evento não é uma corrida e que o objetivo é documentar e coletar informações sobre como as pessoas se locomovem na Capital. "Não é uma corrida. Cada participante vai no seu próprio ritmo. Vamos dar a largada aqui, e todos farão o percurso para avaliar a infraestrutura da cidade, identificar as áreas problemáticas e ver para onde as pessoas se deslocam".

Guilherme fará o trecho de táxi partindo da UCDB (Foto: Paulo Francis)
Guilherme fará o trecho de táxi partindo da UCDB (Foto: Paulo Francis)

Pedro Dias Garcia, integrante do Bici e um dos organizadores do evento, afirmou que o desafio não se trata somente do tempo gasto, mas do trânsito como um todo. "O desafio é parte de uma pesquisa na qual avaliamos qual é o modal de transporte mais eficiente na cidade. Isso envolve diversos aspectos, como a economia, o impacto ambiental, como a emissão de CO2, e a avaliação da infraestrutura da cidade, incluindo ruas, calçadas, ciclovias, além do comportamento do trânsito".

Ele complementou que comparado ao primeiro estudo, esta edição é a mais completa. "Já temos um grupo de pessoas que analisará os dados coletados. A partir disso, criaremos infográficos que avaliam cada modalidade de transporte, levando em conta o tempo, a distância, o tempo parado, como no caso de carros ou ônibus no trânsito. Também consideramos aspectos ambientais e coletamos informações sobre a infraestrutura da cidade e o comportamento do trânsito".

Ivanise Rotta é a chefe de educação da Agetran (Foto: Paulo Francis)
Ivanise Rotta é a chefe de educação da Agetran (Foto: Paulo Francis)

A chefe de educação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) Ivanise Rotta fará o trecho de 8 km a pé. "Estamos muito preparados, nós acreditamos que olhar a cidade caminhando no espaço tão longo será um desafio interessante e vamos colher muitos frutos. Quando você está dentro de um veículo, não consegue observar coisas como a calçada", afirmou.

A vereadora de Campo Grande, Luiza Ribeiro (PT) também está participando e vai de ônibus até o Centro. "O transporte coletivo sempre foi uma pauta presente na Câmara. Saber como está o ônibus é algo interessante".

A parlamentar aguardava para saber qual ônibus pegaria. Se fosse a linha 229 (Cabreúva/Centro), seria apenas um trajeto. Outras opções envolveria o 222 (UCDB/Terminal General Osório) ou o 474 (UCDB/Terminal Julio de Castilho).

Participantes se reunindo antes do evento na entrada da UCDB (Foto: Paulo Francis)
Participantes se reunindo antes do evento na entrada da UCDB (Foto: Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias