Detran inaugura agência 100% digital na Capital e projeta outras 2 no interior
O modelo único no Brasil, instalado no Shopping Norte Sul, funcionará de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30
O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) inaugurou nesta segunda-feira (11), no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande, a primeira agência 100% digital do Estado. O modelo que também é único no Brasil funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Todos os serviços disponíveis no portal do Detran poderão ser acessados no local. No espaço, foram instalados quatro totens de autoatendimento onde qualquer pessoa poderá realizar diversos serviços, como solicitar a renovação da CNH, baixar e imprimir documento do veículo e pagar licenciamentos e demais guias.
“Essa é a primeira agencia cem por cento digital do País, um trabalho que o Detran vem estudando há um bom tempo. Isso vai virar febre, vamos ver esse modelo se espalhar rapidamente, temos muita demanda e esses espaços vão dar mais celeridade para atender a demanda. Essa agência é um conceito que se espalhará”, ressaltou o o diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade.
Na agência digital, será possível imprimir o CRLV, guias diversas como a do licenciamento, multas, consultar débitos, emitir guias e realizar por Pix e cartão de débito, solicitar renovação da CNH, solicitar segunda via de CNH e fazer a atualização de endereço, além de outros diversos serviços.
O objetivo é mostrar ao público o que pode ser feito por meio da tecnologia, entendemos que é um papel muito importante do serviço publico para a população, os profissionais são de suma importância para a execução do trabalho. Tenho certeza que este é o primeiro de muitos que virão”, discursou o secretário de Justiça e segurança pública, Antônio Carlos Videira durante a inauguração.
Duas outras agências semelhantes estão em fase final de construção e serão inauguradas no Hiper Center, em Dourados e no Shopping Três Lagoas. “As negociações estão bem encaminhadas e esperamos inaugurar ainda este mês. Falta só a montagem, o restante está tudo encaminhado”, adiantou o empresário Jorge Abdul Ahad, proprietário dos centros comerciais que firmaram parceria como Detran.
Presente no evento de inauguração, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), firmou o compromisso de aumentar o número de agências digitais e também ampliar o CNH Social, para atender exclusivamente os motociclistas.
“Meu compromisso é trabalhar juntamente com os outros deputados para replicar esse modelo e também ampliar o CNH social aos motociclistas, que são os que mais precisam e às vezes não tem condições”, sugeriu o presidente da Assembleia.
O projeto do CNH Social teve 60 mil inscrições para 5 mil vagas disponíveis e 350 mil acessos. A previsão é de que no segundo semestre o projeto seja aberto novamente, desta vez, apenas para categoria A.