Em 10 dias, UPAs registram mais de 8 mil atendimentos infantis
Maior volume se concentra no período noturno, aponta Sesau em levantamento divulgado nesta terça (11)
Nos primeiros dias de julho, quase 8 mil atendimentos infantis foram realizados nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) de Campo Grande, conforme dados da Coordenadoria de Urgência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
O levantamento, divulgado nesta terça-feira (11), leva em consideração os atendimentos nas dez portas de urgência e emergência do município.
Conforme o balanço, de 1º a 10 de julho, foram contabilizados 7.986 atendimentos infantis nos três horários. O maior volume de atendimentos se concentra no período noturno, quando há também maior número de profissionais escalados.
Na Capital, o atendimento infantil ocorre nas dez unidades de urgência e emergência por demanda espontânea. Apesar de não haver a obrigatoriedade da divisão por especialidades, as maiores unidades contam com suporte do especialista pediatra.
Hoje, por exemplo, há 23 pediatras previstos para atender à noite, distribuídos em cinco unidades - UPA Coronel Antonino, UPA Universitário, UPA Leblon, CRS Nova Bahia e CRS Tiradentes.
A Sesau reforça que todas as unidades de urgência e emergência, independente de haver no momento da procura o especialista em pediatria, realizam o atendimento de crianças, atendidas pelos médicos generalistas aptos a atender todas as faixas etárias.