Em 1º dia de plantão do TRE, eleitores perdem tempo em endereço errado
Centro Integrado de Justiça deixou recado escrito à mão a desavisados que perderam viagem; Veja locais certos:
Cerca de dez pessoas já tinham dado com a ‘cara na porta’ nas primeiras horas deste sábado (27), no Cijus (Centro Integrado de Justiça), na Rua 7 de Setembro, região central de Campo Grande. Os eleitores buscavam atendimento do plantão do Tribunal Regional Eleitoral que realiza a partir de hoje atendimento especial para quem ainda não regularizou o título. O prazo é até dia 8 de maio, para poder votar neste ano.
Um dos desavisados foi o servidor público, Alan dos Santos Costa, 36 anos, que levou a mãe, dona Josilene dos Santos Costa, 58, operadora de caixa, para fazer a transferência do documento. Mas, na porta, um bilhete escrito ‘à mão’ sinalizava que o plantão eleitoral só é realizado no Fórum Eleitoral, localizado no Parque dos Poderes.
"Achei mal divulgado só. A gente veio aqui na intenção de regularizar o título da minha mãe, mas essa unidade estava fechada. E acreditei que seria aqui, por ser a unidade central e mais acessível para todos. Mas cheguei aqui e estava fechado. Então vou para o Parque dos Poderes", afirmou.
A estudante Eduarda de Lima, 20 anos, também teve que pegar um segundo transporte de aplicativo para ir ao local correto. "Vi pelo Instagram do TRE, mas cheguei e estava fechado. Vamos ao Parque dos Poderes, mas vamos precisar pagar um novo Uber", lamentou.
De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o plantão deste sábado segue até às 13h. A partir do dia 29 (segunda-feira) até o dia 8 de maio (último dia), em dias úteis, o atendimento será no Cijus Centro (Rua Sete de Setembro) e no Fórum Eleitoral. Já no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, e nos finais de semana, o serviço será feito apenas no Fórum Eleitoral.
A expectativa do supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor, no Fórum Eleitoral, Wilson Borba é que até o início da tarde sejam atendidas 250 pessoas. "Estamos fazendo esses plantões para não lotar muito o atendimento, especialmente nos últimos três dias. O prazo encerra no dia 8 de maio", enfatizou.
Para se regularizar é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. “A maior parte dos atendimentos é para transferência de local de votação. E alguns estão fazendo cadastro biométrico e jovens fazendo o título pela primeira vez".
Cabe lembrar que não é obrigatório o cadastro da digital. O eleitor que ainda não tem seus dados biométricos, será habilitado pelo ano de nascimento, garantindo o exercício do voto no dia 6 de outubro.
Um dos cidadãos que esteve no Fórum nesta manhã foi o autônomo Marcos William de Torres Colman, 32 anos. "Vim transferir o meu título, que estava em outra cidade, em Novo Horizonte do Sul. Minha biometria já está cadastrada. O atendimento foi rápido. É importante votar e participar da escolha das pessoas que vão gerir a cidade", destacou.
Os eleitores elogiaram o atendimento do plantão. A estudante Yasmin de Oliveira Borges, 18 anos, vai votar pela primeira vez e foi fazer o título. "O atendimento foi bom e rápido. É bem importante fazer e participar das eleições. Mas também vim fazer para arrumar serviço, sempre pedem".
Já a dona de casa, Divina Ferreira, 72 anos, disse que precisava regularizar o documento. “Ele estava antigo e precisava atualizar. Também transferi o local de votação para o bairro Paulo Coelho Machado, porque antes eu votava no bairro Paraty. Quero estar correta com a Justiça Eleitoral e participar desse processo democrático. Além disso, é um documento importante".
Em Mato Grosso do Sul, quase 120 mil eleitores estão com o título cancelado (mais de 40 mil são de Campo Grande) e precisam regularizá-lo para votar nas eleições municipais de 2024. Vale lembrar que o prazo é improrrogável e se encerra no próximo dia 8 de maio. Para você não se perder, o Campo Grande News fez uma tabela com os horários e locais do plantão eleitoral. Confira abaixo:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: