ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Envolvido no furto do apartamento de Reinaldo está no crime desde os 19 anos

Dois dos três assaltantes não tiveram registros criminais encontrados pela reportagem

Por Ana Paula Chuva | 14/06/2024 15:33
Fachada do prédio onde Reinaldo mora com a família (Foto: Dayene Paz)
Fachada do prédio onde Reinaldo mora com a família (Foto: Dayene Paz)

Um dos três assaltantes que furtaram o apartamento do ex-governador Reinaldo Azambuja tem passagens criminais desde os 19 anos, pelo menos. Davi Morais Saldana, 24 anos, por furto qualificado. Para os outros dois a reportagem não encontrou registros durante a apuração.   Ele teve a prisão preventiva decretada no dia 11 de junho deste ano.

Para Antônio Matheus de Souza Silva e Ítalo Alexandre França Silvestre,  ambos de 23 anos, não foram encontrados registros criminais. Eles também passaram por audiência de custódia após seren presos em flagrante em São Paulo pelo assalto realizado em Campo Grande e descoberto na tarde de domingo (9).

Conforme apurou o Campo Grande News, em nome de Davi, a reportagem encontrou três processos por furto qualificado. Sendo dois em 2019 e um em 2020. Um dos furtos aconteceu em Butantã na capital paulista em agosto de 2019. Na ocasião, Davi furtou dinheiro e outros objetos de um apartamento na Rua Agenor de Lima Franco.

Ele estava acompanhado de uma jovem, com menos de 20 anos, que ficou responsável por convencer o porteiro a deixá-los entrar no prédio. Ele foi condenado a 2 anos de reclusão, mas a sentença virou a prestação de serviços à comunidade.

No entanto, apesar de não terem sido encontradas ações penais em nome dos outros dois, não significa que eles não tenham passagens policiais ou processos. Alguns casos tramitam em sigilo e não podem ser acessados.

Ítalo é assistente de Tecnologia da Informática e participou de assalto (Foto: Reprodução | Linkedin)
Ítalo é assistente de Tecnologia da Informática e participou de assalto (Foto: Reprodução | Linkedin)

Apartamento ex-governador - Especialistas em assaltos a apartamentos de luxo, o trio conseguiu acessar o residencial onde Reinaldo mora pela portaria e a escadaria para fuga em caso de incêndio foi usada para chegar aos andares mais altos. O prédio tem 20 unidades, uma por andar, e o apartamento do presidente estadual do PSDB fica no 18º.

A invasão foi por uma porta de serviço, que precisou ser arrombada à força. Mesmo assim, o estrondo não chamou a atenção. O furto foi descoberto na tarde de domingo (9). Reinaldo Azambuja passou o fim de semana em Maracaju, participando das comemorações dos 100 anos da cidade localizada a 160 quilômetros de Campo Grande.

O trio se deu por satisfeito com o que encontrou no imóvel. Tanto que foi embora da Capital no mesmo dia e foi preso horas depois, em São Paulo (SP), onde passou por audiência de custódia e depois os assaltantes foram transferidos para presídio em Mato Grosso do Sul.

Forma de agir – A busca do bando pelos edifícios alvos começa pela internet, segundo o delegado Roberto Guimarães, que também participou das investigações. Eles procuram em anúncios por apartamentos valiosos. Depois, se aproveitam de alguma falha na segurança para entrar nos condomínios.

O delegado afirma ainda que os bandidos vão até o último andar do prédio e tentam descobrir qual unidade é habitada, mas está vazia. Uma das maneiras, conforme apurado pela reportagem, é tocar a campainha e disfarçar que errou o andar ou apartamento caso a porta seja atendida.

Depois de escolhido o alvo, o arrombamento é feito com uma chave de fenda, sem barulho. Os bandidos furtam joias, relógios e outros objetos de valor. Tudo é levado numa bolsa pequena, que encontram na residência mesmo para não levantar suspeitas.

Delegados Pedro Cunha (esquerda) e Roberto Guimarães (direita) (Foto: Paulo Francis)
Delegados Pedro Cunha (esquerda) e Roberto Guimarães (direita) (Foto: Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

* Matéria editada para correção de informações

Nos siga no Google Notícias