Estado também amplia vacinação contra influenza para toda população
Um dos motivos de ampliar a vacinação é porque a adesão dos grupos prioritários é bem baixa no Estado
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) liberou a vacinação para todas as idades a partir dos seis meses de vida a partir desta quinta-feira (2). Isso acontece na esperança de elevar a cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul.
Desde o início da campanha, em março deste ano, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 793.170 doses do imunizante, distribuídas aos 79 municípios.
O objetivo da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir as complicações, internações e ainda a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza na população, explicou a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger.
“O aumento de pessoas imunizadas contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde. Precisamos aumentar a cobertura vacinal independente de grupos. Estamos com aumento de pessoas hospitalizadas e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Influenza, doenças causadas por vírus respiratórios”, afirma Ana Paula.
Um dos motivos de ampliar a vacinação é por a adesão dos grupos prioritários ser bem baixa no Estado. Até o momento, foram aplicadas 184.749 doses, o que representa 17,41% da cobertura dos grupos colocados como prioritários.
Sobre a vacina - A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – protegendo contra os principais vírus em circulação.
A vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio no Estado.
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.