ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Dourados libera amanhã vacina da gripe para toda a população

Município seguirá tratativa adotada em Campo Grande para evitar aumento de doenças respiratórias

Por Gustavo Bonotto e Helio de Freitas, de Dourados | 01/05/2024 19:56
Três ampolas da vacina contra influenza, produzida pelo Instituto Butantan. (Foto: Arquivo/Sems)
Três ampolas da vacina contra influenza, produzida pelo Instituto Butantan. (Foto: Arquivo/Sems)

Seguindo o exemplo da capital sul-mato-grossense, a Prefeitura de Dourados também vai ampliar o público-alvo da vacina contra a gripe a partir desta quinta-feira (2). O imunizante ficará disponível para todos que tenham mais de seis meses de idade nas unidades básicas de saúde do município, distante 251 quilômetros de Campo Grande.

O quantitativo de doses em estoque, no entanto, não foi informado à imprensa. A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) havia recebido em março cerca de 10 mil doses da vacina trivalente, produzida pelo Instituto Butantan e distribuída para toda a rede pública através do SUS (Sistema Único de Saúde). Neste ano, essas doses têm três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria).

Até a tarde de hoje, a lista de quem pode se vacinar contra a gripe incluía crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos), população privada de liberdade (18 anos e mais), funcionário do sistema de privação de liberdade, pessoas com comorbidades, professores, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e trabalhadores portuários.

Conforme apurado pela reportagem, a pasta também prorrogou o prazo de vacinação da dengue. Moradores entre 5 a 59 anos também poderão buscar pela primeira dose do imunizante até 19 de maio.

A iniciativa foi tomada após a meta de 150 mil habitantes não ser atingida no prazo estabelecido. A prefeitura informou que até ontem (30), 72.882 douradenses tomaram a primeira dose. O número representa pouco mais de 48% da expectativa.

Com 243 mil habitantes e maior do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados foi a primeira cidade do país a fazer vacinação em massa da população contra a dengue. A imunização, através de parceria com o Laboratório Takeda Pharma, começou no dia 3 de janeiro deste ano.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias