Chuva aumenta e atinge toda a região sul e fronteira com Paraguai
Chove forte nas regiões de Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Amambai, Rio Brilhante e Maracaju
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Chove intensamente na região sul de Mato Grosso do Sul e na fronteira com o Paraguai, com precipitações de até 40 mm em algumas áreas. As cidades de Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Amambai, Rio Brilhante e Ivinhema estão entre as mais afetadas. Em Dourados, foram registrados 37,2 mm nas últimas seis horas, enquanto Rio Brilhante acumulou 25 mm. O Cemaden reporta 40 mm em Ponta Porã e 30 mm em Maracaju. Apesar da intensidade, não há relatos de danos ou alagamentos. O Climatempo alerta para tempestades severas, com risco de ventos fortes e granizo.
Chove forte em todas as cidades da região sul de Mato Grosso do Sul e na faixa de fronteira com o Paraguai. A precipitação começou com garoa no início da manhã, mas aumentou nas últimas duas horas e chega a 40 milímetros em algumas cidades.
Em dia com alerta de tempestades em toda a área sul do estado, também há chuva intensa nas regiões de Maracaju, Ponta Porã, Naviraí, Amambai, Rio Brilhante e Ivinhema. Até agora não houve registro de estragos ou alagamentos.
Em Dourados, a 251 km de Campo Grande, o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, registrou 37,2 milímetros nas últimas seis horas. Em Rio Brilhante, outra cidade onde a empresa mantém estação meteorológica, o volume de chuva chega a 25 milímetros apenas nesta manhã (veja o vídeo acima).
O coordenador da Defesa Civil em Dourados, Johnes Aniceto Santana, disse que apesar do volume considerável de chuvas ainda não houve chamado por causa de alagamentos e outras intercorrências.
“Até o momento está tranquilo, sem chamados. Estamos em alerta, fizemos algumas vistorias em áreas de risco de alagamento, mas por enquanto não houve problema”, afirmou.
Conforme dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em Ponta Porã, a 313 km da Capital, na linha internacional com o Paraguai, a precipitação acumula 40 milímetros nas últimas seis horas. A estação do Cemaden registra ainda 30 milímetros em Maracaju e 12 mm em Ivinhema.
Em Naviraí, a 359 km de Campo Grande, chove forte desde 6h. Moradores relatam que a chuva veio com força, intensa, mas, sem ventos fortes e se mantém contínua desde o início da manhã.
De acordo com o Climatempo, o mapa de risco desta quinta-feira indica perigo para tempestades severas, principalmente no sul de Mato Grosso do Sul. A região concentra maior risco, com possibilidade de chuva volumosa, rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e queda de granizo.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: