Soraya integrará comitiva de Lula para funeral do Papa Francisco
Senadora recebeu o convite esta manhã; grupo viaja à noite e volta no sábado
A senadora Soraya Thronicke (Podemos) recebeu esta manhã convite para integrar a comitiva que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à Roma para o funeral do Papa Francisco. O grupo sai esta noite, de Brasília, e retorna na noite de sábado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A senadora Soraya Thronicke foi convidada para integrar a comitiva do presidente Lula em viagem a Roma para o funeral do Papa Francisco. O corpo do Papa está sendo velado no Vaticano e será sepultado na Igreja Santa Maria Maggiore. Soraya, que é católica, acredita que foi convidada por sua fé e está reorganizando sua agenda para participar da cerimônia. Ela destacou o legado de compaixão e esperança deixado pelo Papa, que faleceu no dia 21. A comitiva presidencial inclui também a primeira-dama Janja e outros líderes políticos.
O corpo de Jorge Mario Bergoglio está sendo velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e o sepultamento será na Igreja Santa Maria Maggiore, às 5h de sábado, no horário de Brasília. Esta manhã, o Vaticano informou que 130 delegações já haviam confirmado presença.
Inicialmente, divulgou-se que Lula viajaria com a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Depois, saiu a informação de que ministros, parlamentares e outros integrantes do Governo acompanhariam o presidente.
A senadora acredita ter sido convidada por ser católica. Ela desconhecia se outros parlamentares do Estado também foram chamados. Soraya tinha agendas previstas e estava reorganizando os compromissos para acompanhar a despedida ao Papa.
Francisco faleceu no dia 21. Em seu perfil no Instagram, Soraya postou um vídeo com imagens do Papa e homenagens e também entrevista ao Senado sobre a morte. Ela mencionou que Francisco dedicou a vida a “incluir, acolher e servir ao próximo”, representando a alegria e o calor dos povos latinos.
Já na entrevista, destacou ser o Papa uma pessoa vanguardista, à frente do tempo, dizendo coisas que os anteriores não ousaram e que não se ancorou em um conservadorismo cego. Soraya pontuou, ainda, que ele deixava um legado de compaixão, simplicidade e esperança. “Que sua memória continue a nos inspirar.”