Evento discute inserção de indígenas no mercado de trabalho
A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (15), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1800
Começa nesta noite, às 19h em Campo Grande, o 2º encontro de trabalhadores indígenas de Mato Grosso do Sul. Os debates vão buscar alternativas para aumentar a inserção no mercado de trabalho e a qualificação de indígenas em todo o Estado.
“Sabemos que a questão indígena é emblemática e problemática, em relação à terra, e isso acaba se refletindo nas ofertas de trabalho e nas políticas públicas já desenvolvidas no Estado. Queremos qualificar e manter os indígenas aqui, e não ter que ‘exportar’ mão de obra para outros lugares, como fazemos anualmente nas colheitas de maçã do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, disse José Carlos Pacheco, coordenador do evento e presidente da Associação Laboral Indígena.
Segundo ele, o momento é de refletir sobre as ofertas de emprego à comunidade indígena de todo o Estado e pensar políticas públicas que possam se tornar leis municipais e estaduais em torno de melhorias.
“Porque a maioria dos indígenas trabalham de forma sazonal, voltam para MS e recaem em atividades e trabalhos em lavouras de cana-de-açúcar? Qual a frente de trabalho para eles aqui? (MS) Temos que qualificar a mão de obra e inserir o indígena no mercado de trabalho formal”, destacou.
O coordenador disse que muitos dos trabalhadores resgatados das atividades análogas à escravidão são indígenas, e por conta disso, deve-se buscar meios para inserir esse trabalhador em grandes projetos já em desenvolvimento no Estado, seja em multinacionais, redes de atacadistas, sendo necessário qualificar o trabalhador.
Conforme José Carlos Pacheco, a expectativa é reunir trabalhadores indígenas de todas as aldeias do Estado. "Queremos avançar na discussão dos temas que estão diretamente ligados à sobrevivência dos indígenas e suas necessidades de proteção e direitos", avaliou.
O encontro contará com a presença e participação de representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), MPT (Ministério Público do Trabalho), Sedesc (Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico) e Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). São esperados vereadores e deputados na abertura.
Serviço - A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (15), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1800. Neste sábado (16), as palestras e eventos começam às 8h e durante toda a manhã.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.