Familiares e amigos fazem vigília de oração a rapaz baleado durante aniversário
Nas redes sociais, grupo se mobilizou em frente à Santa Casa para homenagear vítima, que está internada
Familiares e amigos de Francisco Pereira dos Santos Neto, 24 anos, se mobilizaram na noite desta quinta-feira (15) para rezar em frente à Santa Casa de Campo Grande, local onde ele está internado após ter sido baleado durante festa de aniversário, no último domingo.
O evento teve início por volta das 20h e contou com a participação de dezenas de pessoas. Eles se reuniram em uma roda, fizeram orações e ouviram músicas religiosas. Uma transmissão ao vivo foi feita por meio do perfil do estabelecimento que o jovem possui, com cerca de 40 participantes durante todo o registro.
A autônoma Gabrielle da Silva, 21, amiga de Francisco há cerca de sete anos, foi quem organizou a roda de orações. Mesmo morando em Florianópolis (SC), ela aproveitou os grupos criados para doação de sangue e ajudou a mobilizar a ação. “Seria ontem, mas por conta da chuva, foi hoje. Bastante gente estava mandando energia positiva. Acredito que ele vai reagir muito feliz, grato, acredito que ele não imaginaria que a gente fizesse isso, ou que qualquer pessoa não imaginaria isso.”
Ele é uma pessoa de coração enorme, bondoso. Sempre faz o que pode para ajudar qualquer um. É um ótimo filho e um ótimo amigo”, disse a amiga Gabrielle.
Por enquanto, somente familiares podem visitá-lo, conforme orientação médica, e ele ainda necessita de sangue. A família também agradeceu pelas várias doações que foram feitas para Francisco, mas ele ainda precisa de qualquer tipagem sanguínea. Ele segue internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa.
Conforme apurou o Campo Grande News, Francisco sofreu grande perda de sangue e precisou tirar parte do intestino grosso. Ele passou por duas cirurgias e está respirando com a ajuda de aparelhos, sob risco de morte.
O caso - Francisco foi ferido com tiros por um segurança de tabacaria localizada na Avenida Ernesto Geisel, no Bairro Amambaí, em Campo Grande. O caso aconteceu na madrugada de domingo (11). A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar à Santa Casa.
Segundo familiares, após uma confusão dentro do estabelecimento, o rapaz foi colocado para fora e agredido pelos seguranças. Ainda segundo relatos do pai, ao tentar se defender das agressões, o filho reagiu e a arma do segurança caiu. Neste momento, Francisco pegou a arma e tentou disparar, mas não conseguiu.
Desesperado com a situação, ele correu e foi em direção a sua caminhonete Toyota Hilux, estacionada na rua, próximo ao local, que também foi atingida. Mesmo ferido, conseguiu dirigir e parar na Rua Brilhante, onde foi socorrido.
A Polícia Militar encontrou revólver calibre 38 dentro da caminhonete de Francisco, o que motivou ter sido preso por porte ilegal de arma de fogo. A família, por outro lado, recorreu à Justiça para conseguir acompanhá-lo.
A Justiça concedeu a liberdade provisória, mas ele terá de cumprir medida cautelar diversa devendo comparecer espontaneamente após alta médica na Unidade Mista de Monitoramento Virtual do Estado para colocar monitoração eletrônica por 90 dias. Ele também deverá cumprir recolhimento domiciliar noturno e comparecer mensalmente em juízo.