ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Força-tarefa transfere quase mil peixes de Bonito para Bioparque Pantanal

Pacus, piraputangas, tambaquis e cascudos estão entre as espécies; operação é feita de madrugada

Por Natália Olliver | 04/04/2024 09:35

O Bioparque Pantanal está em uma força-tarefa para transferir quase mil peixes do Aquário de Bonito para a Capital. Nesta sexta-feira (5), os profissionais encerram as atividades. Ao todo, foram quatro dias de operação para levá-los até o Bioparque. O manejo das espécies é feito durante a madrugada para preservar a saúde dos animais.

Os peixes fazem parte do bioma sul-mato-grossense, como pacus, piraputangas, tambaquis e cascudos. O Aquário de Bonito foi desativado no dia 31 de março. O motivo, segundo o dono, Tiago Rodrigues Perez, foi a falta de mão de obra especializada e mudança no alvará de funcionamento.

A equipe é formada por biólogos, médicos veterinários e zootecnistas. Segundo o Bioparque, o procedimento é considerado delicado. “O manejo, retirada dos peixes dos tanques, é feito à noite para proteção térmica dos bichos. A equipe vai até a madrugada, carrega o caminhão e segue para Campo Grande".

Equipe do Bioparque Pantanal transfere espécies de Bonito para Campo Grande (Foto: Divulgação)
Equipe do Bioparque Pantanal transfere espécies de Bonito para Campo Grande (Foto: Divulgação)

Quando chegarem à Capital, os animais passarão por quarentena em tanques separados. O período de isolamento é necessário para o cuidado e adaptação. Depois, eles serão transferidos para os tanques de exposição. "É um trabalho muito lindo, inclusive, a diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, está acompanhando de perto o trabalho, junto ao dono do aquário que foi fechado".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias