ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Gaeco amanhece na porta da casa do “dono da bola”

A operação “Cartão Vermelho” tem como principal alvo homem que há 28 anos manda no futebol em MS

Por Aline dos Santos e Antonio Bispo | 21/05/2024 07:48
Policial do Gaeco na casa de Francisco Cezário, no Bairro Taveirópolis. (Foto: Henrique Kawaminami)
Policial do Gaeco na casa de Francisco Cezário, no Bairro Taveirópolis. (Foto: Henrique Kawaminami)

Quatro viaturas do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) estão desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (dia 21) em frente à residência do presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Francisco Cezário de Oliveira, 77 anos.

Emoldurado por coqueiros, o imóvel de alto padrão, murado do chão ao telhado fica localizado no Bairro Taveirópolis, em Campo Grande. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, um policial saiu para buscar malote, onde, em geral, são levados documentos.  Duas mulheres, parentes de Cezário, foram ao local e entregaram um celular a policial.

A operação “Cartão Vermelho” mira lavagem de dinheiro. A entidade recebe recursos do Estado e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Viaturas do Gaeco estão desde às 6h em frente à FFMS, na Rua 26 de Agosto, Bairro Amambaí, em Campo Grande.

Cezário é conhecido pela longevidade no comando da federação, sendo há quase 28 anos o “dono da bola” no futebol de MS. Ele está no sétimo mandato e fica no cargo até 2027. A última eleição aconteceu em 2022. Marcada por briga na Justiça, o desfecho foi vitória da chapa única, liderada por Cezário.

Francisco Cezário em junho de 2022, quando tomou posse para o 7º mandato. (Foto: Henrique Kawaminami)
Francisco Cezário em junho de 2022, quando tomou posse para o 7º mandato. (Foto: Henrique Kawaminami)

O presidente não se afastou do cargo nem quando foi prefeito de Rio Negro. Já são 26 anos na presidência da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.

A defesa da FFMS informa que esclarecimentos serão prestados durante o dia. “Nessa fase qualquer investigação é sempre unilateral; logo ela será submetida ao necessário contraditório; devemos aguardar os esclarecimentos, que serão prestados, oportunamente”, afirma o advogado André Borges.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias