Governo inaugura espaço de lazer no Parque dos Poderes
O contrato para a construção foi assinado no dia 29 de junho de 2022, com investimento de R$ 1,8 milhão
Na manhã deste domingo (8), o Governo do Estado realizou a entrega do Centro de Múltiplo Uso - Arquiteta Zuleide Simabuco Higa, localizado na Avenida do Poeta com a Rua Gardênia. Na ocasião, a população aproveitou para usar o espaço entregue.
O contrato para a construção foi assinado no dia 29 de junho de 2022, com investimento de R$ 1.842.310,17. A obra foi concluída em abril deste ano.
O espaço conta com banheiros, fraldário, playground, bebedouros para pessoas e pets, bicicletário, estacionamento para carros e motos. Uma das salas no local será destinada ao Detran (Departamento Estadual de Transporte e Trânsito), que presta suporte principalmente durante as atividades do projeto “Amigos do Parque”, aos finais de semana. Já o Corpo de Bombeiros possui no local uma torre de treinamento e atividades.
Alguns dos projetos de Campo Grande que passaram pelas mãos de Zuleide, são a Feira Central, Camelódromo, revitalização da Rua 14 de Julho, rodoviária nova, Orla Morena.
O governador Eduardo Riedel se lembra da eficiência de Zuleide nas obras de Campo Grande. “Ela deixou a marca dela e uma série de obras importantes para Campo Grande. Toda a concepção da revitalização do parque. Ela era urbanista, então, pensava nos detalhes. Deixa muita saudade, pessoa comprometida com a sociedade, com espírito público acima de tudo e deixa essa obra aqui, que ela mesma idealizou e falou: as pessoas precisam de um ponto de apoio”, destacou.
Riedel diz ainda que o Centro é uma forma de estimular as pessoas a praticarem atividade física. “É uma forma até de fazer com que outras pessoas estimulem a prática esportiva, quando perceberem que existe uma estrutura para elas. O parque não é mais dos poderes, é do povo. Isso é excepcional”, pontuou.
O viúvo, Rene Higa, também esteve presente na homenagem a Zuleide. “Eu me segurei falando para não deixar que a emoção tomasse conta de mim, durante a minha fala. É uma coisa inexplicável, por tudo que a Zuleide fez por Campo Grande e pelo nosso Estado. Era uma pessoa excelente, dedicada tanto para o trabalho, quanto para a família. Com ela não tinha tempo ruim, mesmo quando a saúde não estava perfeita”, recordou. A filha, engenheira civil, Tamilyn Higa, de 31 anos, também esteve ao lado do pai.
Homenageada - Zuleide era funcionária pública e trabalhou por 20 anos na Prefeitura de Campo Grande. Faleceu em 2022, aos 65 anos, deixando um legado na história sul-mato-grossense.
Se formou em Arquitetura e Urbanismo, no Mackenzie, em São Paulo. De volta a Campo Grande, seguiu uma carreira brilhante, assinando projetos e obras emblemáticas na Capital. Trabalhou na Prefeitura de Campo Grande e na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.