ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Guarda municipal atira contra jovem com deficiência e revolta moradores

Caso ocorreu na tarde deste sábado, no Condomínio Rui Pimentel, no Jardim Centro Oeste

Gabriel Neris e Cleber Gellio | 09/04/2022 15:13


Jovem, de 18 anos, foi baleado pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) na tarde deste sábado (9), dentro do Condomínio Rui Pimentel, localizado na Rua Marajoara, no Jardim Centro Oeste, região sul de Campo Grande.

As primeiras informações apontam que a vítima é um rapaz com deficiência mental e teria se aproximado da viatura da guarda, armado com uma faca, quando houve um disparo contra o peito dele. Vizinhos socorreram a vítima antes mesmo da chegada dos bombeiros e o levaram para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário.

O caso provocou revolta de moradores da região, que teriam reagido contra o veículo da corporação.

Moradora revoltada com guarda metropolitano que atirou, sentado no banco de passageiros. (Foto: Henrique Kawaminami)
Moradora revoltada com guarda metropolitano que atirou, sentado no banco de passageiros. (Foto: Henrique Kawaminami)

Segundo o pai do rapaz, José Roberto dos Santos, de 45 anos, uma equipe da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) fazia uma vistoria de rotina nas casas populares acompanhada da GCM. Em determinando momento, o jovem teve um surto e um guarda atirou contra o peito dele.

A reação dos moradores contra a ação do guarda foi imediata e cerca de dez viaturas, entre elas, da Guarda, do Batalhão de Choque e também da Polícia Militar, foram acionadas ao local.

Conceição da Silva dos Santos, de 47 anos, contou ao Campo Grande News que conseguiu evitar que o jovem tomasse um segundo tiro. "Abracei ele e o 'policial' mandou me afastar. Ele ameaçava dar mais tiros e eu entrei na frente dele e tirei dali. Ele foi ficando mal, mal, quase roxo. O socorro demorou a chegar. Foi mais de meia hora de espera e um rapaz levou ele com uma Pampa".

A síndica do condomínio Laiane Xavier, de 30 anos, contou que todos sabem lidar com os surtos do menino e que nada de grave ocorreu. Outra moradora, Lucineia dos Santos, de 32 anos, contou também que já passou por situações mais arriscadas, como encontrá-lo armado com uma faca, mas conseguiu acalmá-lo. “Não oferece risco”, afirma.

Procurada, a Sedes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) emitiu nota, informando que a GCM conteve o "homem em fúria durante ataque a viatura".

"Durante apoio à entrega de notificações de moradores do Condomínio Rui Pimentel que estariam realizando venda ilegal de imóveis no local, a GCM teve a viatura atacada por um homem. J. S. S portava uma faca estilo cutelo e teria desferido golpes contra o vidro da viatura. Agentes da GCM desembarcaram e contiveram a agressão com um disparo em legítima defesa. O homem foi imediatamente socorrido e encaminhado para a Santa Casa. Seu estado de saúde é estável", declarou a prefeitura.

Movimentação de policiais militares e do Choque no Residencial Rui Pimentel. (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimentação de policiais militares e do Choque no Residencial Rui Pimentel. (Foto: Henrique Kawaminami)

(*) Matéria editada às 18h para acréscimo de informações. 

Nos siga no Google Notícias