Hemosul se corrige e diz que 1º “rolezinho” será em 7 dias
A assessoria de imprensa do Hemosul corrigiu release, encaminhado ontem (23) à imprensa, e informou, nesta sexta-feira (24), que o primeiro “rolezinho do bem” será realizado dia primeiro de fevereiro e não neste sábado (25), como divulgou inicialmente.
Sensibilizados com a falta de sangue, internautas se inspiraram nos “rolezinhos nos shoppings” e programam, via rede social, ações para atrair novos doadores. O Hemosul aprova a iniciativa, mas pede organização para evitar tumulto e perder apoiadores.
Por enquanto, duas ações estão sendo programadas. O pioneiro, nominado de “Rolezinho da Vida”, pretende levar doadores ao órgão do dia 15 de fevereiro até primeiro de março. Já o “Rolezinho do Hemosul” marcou o dia da solidariedade para dia primeiro de fevereiro.
O Hemosul apela para os organizadores dos “rolezinhos do bem” encaminharem listas dos colaboradores para agendar as doações e evitar tumulto no dia das ações.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis ou apresentar declaração autorizativa, reconhecida em cartório. Para primeira doação estão aptas pessoas de até 60 anos. Até os 69 é para quem já doa.
É preciso pesar no mínimo 55 kg, estar com boa saúde, portar um documento oficial com foto, estar bem alimentado e não ter bebido nas últimas 12 horas. Se abusou do álcool é necessário esperar 48 horas antes de doar.