ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Homem espera por cirurgia cardíaca há um mês no hospital

Paciente diz que não aguenta mais situação e questiona demora do procedimento

Natália Olliver | 14/12/2022 17:45


João Pinho de Oliveira, de 58 anos, espera há mais de um mês por uma cirurgia de instalação da ponte aorto-coronária, popularmente conhecida como ponte de safena. O homem revelou ao Campo Grande News que aguarda pelo procedimento no HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), mas que a data sempre é adiada por algum motivo.

“Era pra ser na última sexta (9), mas até agora nada. A gente se sente péssimo aqui. Peguei até uma bactéria no pé. Quando entrei não tinha e no dia seguinte já amanheci assim, agora está melhorando porque conseguiram combater a infecção, disse.

João revelou que há quatro anos sofreu um infarto e há exatos quatro meses, colocou duas molas no coração. De acordo com ele, ainda existe perigo de um novo infarto, por isso a necessidade de intervenção médica. “Fizeram mais um cateterismo e preciso fazer a cirurgia. Estou aguardando, mas nunca chega”, comentou.

Em um vídeo enviado à reportagem, João Pinho de Oliveira relata o que a Instituição hospitalar alega para o adiamento da cirurgia.

“As cirurgias acontecem terça e sexta, mas se tiver jogo do Brasil é adiado. Aí a gente fica em jejum, dieta zero e eles não fazem, chega no dia falam que não vão fazer porque ou só tem um médico, ou falta material. Estou há um mês e não sei mais o que fazer, porque é difícil, e se tiver uma pessoa em estado grave, morre por causa disso? Será que demora tanto assim para conseguir os materiais?", questionou.

O Campo Grande News entrou em contato com o HU para esclarecimento dos fatos narrados. Segundo o hospital, o problema é causado pela fila de espera de pacientes que precisam de cirurgias cardíacas e dos poucos leitos da Unidade Coronariana disponíveis. Confira a nota de resposta na íntegra.

“Segundo a equipe médica, a cirurgia do Sr. João Pinho de Oliveira está prevista para o dia 20/12/2022, se não houver nenhum imprevisto. Existe uma fila de espera grande para cirurgia cardíaca de pacientes que entram pela urgência e que depois que são estabilizados pela equipe médica, precisam aguardar a cirurgia conforme a gravidade da doença. Além disso, temos poucos leitos de Unidade Coronariana disponíveis para a realização do acompanhamento pós-operatório, o que leva a uma espera maior pela cirurgia”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias