Hospital que detecta até 300 casos de câncer/ano lota no 1º dia do Outubro Rosa
Café da manhã, decoração pantaneira e banda do Exército recebem mulheres que farão exames
O Hospital de Amor, instituição filantrópica que tem unidades em Campo Grande, Dourados e Nova Andradina, começou a campanha Outubro Rosa, nesta terça-feira (1º). No prédio da Capital, a sala de espera amanheceu lotada de mulheres que vieram aproveitar os exames gratuitos oferecidos.
Café da manhã, decoração com temática pantaneira e música com a banda do Exército recebiam as pacientes no primeiro dia do mês dedicado à prevenção do câncer de colo do útero e de mama no Brasil. A unidade fica no Bairro Aero Rancho.
A aposentada Neusa Vilela, 64, foi atendida nesta manhã. Ela repetiu o exame de mamografia, que realiza desde os 40 anos de idade.
O agendamento foi feito pela paciente no sábado. A aposentada disse que achou bem rápido e destacou a consciência sobre prevenção. "É importante prevenir porque, se for detectado, tem tratamento. Tenho uma filha mulher e três rapazes. Explico para ela desde cedo a importância de ir ao ginecologista e fazer exames periódicos", finalizou.
Casos detectados - Enfermeira do Hospital de Amor de Campo Grande, Graziela Barbosa conta que as três unidades detectam juntas de 200 a 300 casos de câncer de mama a cada ano.
A profissional de saúde anuncia que todos os dias são oferecidas 100 vagas gratuitas para mamografia e 100 vagas para exame preventivo ao câncer de colo do útero. Isso mesmo fora do Outubro Rosa. Vale para qualquer mês.
A interessada pode agendar os exames pelo WhatsApp (67) 3304-6600 ou tentar um encaixe indo até a unidade mais próxima. "Nós temos essas duas opções: o encaixe ou o agendamento porque sempre temos pacientes faltosos, daí restam vagas. Nunca deixamos a paciente sair sem realizar os exames", diz a enfermeira.
Graziela explica que a mamografia pode ser feita anualmente por mulheres que têm entre 40 e 49 anos e a cada dois anos por mulheres que têm entre 50 e 69 anos. Já o preventivo é indicado entre os 25 e 64 anos no hospital.
No dia do exame, é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.
"Neste mês, é importante mostrar para as mulheres que a prevenção é o ano inteiro. Explicar que ela salva vidas. Assim, caso seja detectada alguma alteração, estará muito inicial e as chances de cura podem ser mais de 95%", finaliza a enfermeira.
Grupos - O Hospital de Amor também está fazendo agendamento de grupos. A responsável pelo setor de Recursos Humanos do Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Margarida Ramos, por exemplo, agendou uma manhã de cuidados para funcionárias e mulheres com deficiência que são residentes da instituição localizada em Campo Grande.
Ao todo, serão examinadas 65 mulheres entre 18 e 60 anos ligadas ao Cotolengo. "Estamos participando da campanha porque é importante, tanto para as funcionárias quanto para as residentes", falou Margarida.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.