Idosa encontra seis dos gatos mortos na garagem com suspeita de envenenamento
Idosa encontrou pedaços de carnes com veneno no quintal onde os animais foram encontrados
"Quem faz isso não tem sentimento. É muita maldade". As palavras cheias de emoção são da Ana Eloir da Silva Morilho, aposentada de 78 anos, que dedicou os últimos 10 anos da vida para cuidar de cerca de 26 dos gatos abandonados da região onde mora, no Bairro Guanandi, em Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A revolta veio quando na manhã desta quinta-feira (3) quando Ana encontrou 5 filhotinhos mortos na garagem de casa. Além desses, na noite desta quarta-feira (2), outro gato também passou mal e morreu.
A suspeita dos moradores é de que alguém tenha envenenado os animais, já que, junto com os corpos dos felinos, a idosa encontrou três pedaços de carne misturados com o que aparenta ser chumbinho, um tipo de veneno com venda proibida usado para matar ratos.
Outros três animais cuidados pela Ana na região desapareceram no último mês, e ela suspeita que também podem estar mortos. Ainda hoje, ela vai registrar o crime na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde a autoria será investigada.
Ana mora somente com o esposo, Ronaldo Morilho, de 84 anos, e dedica o tempo a cuidar dos gatos da região de forma voluntária. Antes das mortes, ela cuidava de 26 gatos com muito carinho.
"Todos tem nome, e eu sei todos. Eu comecei a cuidar por dó de deixar na rua, né? agora eu mesma pego, levo pra tratamento, compro comida, e eles vivem aqui com a gente", relata Ana, muito abadala com o crime.
Atualmente, ainda responsável por 16 gatos, Ana teme pela vida dos companheiros. De acordo com ela, não tem ideia do porquê e nem de quem tenha jogado as carnes envenenadas no quintal dela, mas a esperança é de o crime não se repita.
"Não tem porque fazer isso, eu cuido sozinha, pago sozinha, limpo tudo, eles não incomodam ninguém. Quem faz esse tipo de coisa, vai ter que se resolver com Deus", desabafa a idosa.
Denuncia - Maus tratos é crime e pode gerar prisão de 2 a 5 anos. Em Campo Grande, é preciso denunciar para Decat. A delegacia pede que o denunciante não deixe de encaminhar fotos e vídeos para embasar o relato.
Confira os canais de denúncia da Decat:
WhatsApp: (67) 99653-0934
Ligação: (67) 3325-2567
E-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.