Imposto de renda pode ser destinado a instituições que ajudam crianças
Em Mato Grosso do Sul uma das instituições que podem ser beneficiada pela medida é a AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças c
Pessoas físicas que declararem o imposto de rende neste ano podem destinar até 3% do seu imposto ou da restituição para ajudar instituições filantrópicas que realizam trabalhos voltados às crianças e adolescentes.
Para isso é preciso buscas no sistema de declaração a seção Fichas da Declaração e selecionar a guia Doações Diretamente na Declaração. Em seguida é só clicar em “novo” para adicionar uma doação. Na próxima tela, será possível conferir a quantia a ser destinada e também o valor da restituição (ou imposto devido) antes da doação.
O próximo passo é informar qual instituição receberá a doação, informando o CNPJ e o valor que você pretende destinar. O sistema então irá gerar uma DARF para pagamento. Depois de pago, o comprovante deve ser enviado junto de uma declaração, confirmando que você destina o recurso para a instituição.
Em Mato Grosso do Sul uma das instituições que podem ser beneficiada pela medida é a AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), que atende crianças e adolescentes com câncer de todo o Estado desde 1998. A instituição disponibilizou um vídeo explicando como transformar os 3% do imposto de rende em doação nesta sexta-feira (24).
Segundo a gestora de convênios da associação, Regina Filipini, no caso a AACC/MS, o comprovante de pagamento com a declaração deve ser enviada por e-mail. “Você deverá, então, enviar o comprovante de pagamento junto de uma declaração, dizendo que você destina aquele recurso para a AACC/MS para o email regina.filipini@aacc-ms.org.br, contendo nome completo e CPF”.
Em 2019 o dinheiro das doações foi permitiu a troca da van da AACC/MS, que transporta os assistidos para tratamento médico em toda a cidade.