Inclusão socioeconômica de recicladores é tema de audiência pública no MPT
Uma audiência pública vai discutir a inserção socioprodutiva das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis de Campo Grande. O debate está marcado para a última sexta-feira do mês, dia 29, no auditório do MPT (Ministério Público do Trabalho).
Conforme adiantou o MPT, o objetivo é relatar os diversos aspectos relacionados à cadeia produtiva da reciclagem, como a importância da organização do trabalho por meio de cooperativas apoiadas pelos municípios, a atuação articulada do órgão trabalhista com outras instituições e responsabilidade social das empresas que exploram essa atividade econômica.
Outro ponto importante é pensar em iniciativas que promovam a implementação de políticas públicas voltadas ao setor, temas transversais como trabalho escravo e trabalho infantil. A audiência pública quer, ainda, ampliar o conhecimento sobre os resultados de estudos envolvendo o assunto, elaborado pela instituição Papel Social.
Não é necessária a inscrição prévia para participar da audiência na condição de expositores, podendo qualquer interessado fazer o uso da palavra por até dez minutos, extensíveis por até cinco minutos.
Desde 2012, a coleta de materiais recicláveis é feita sob responsabilidade da Solurb, organizada nas modalidades “porta a porta” e 240 LEVs (Locais de Entrega Voluntária). O material da coleta seletiva é encaminhado para a UTR (Usina de Tratamento de Resíduos) Lageado, operada por três cooperativas e uma associação de catadores de materiais.
Serviço: Audiência Pública "Inclusão Social e Produtiva de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis";
Data: 29 de novembro de 2024 (sexta-feira);
Local: Rua Dr. Paulo Machado, nº 120, bairro Royal Park, Campo Grande.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.