ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Leitor reclama da demora de mais de 10 dias em agendar serviço no Detran-MS

Empresário marcou para dia 10 transferência de moto e ficou surpreso ao obter serviço pelo despachante no mesmo dia

Silvia Frias | 26/02/2021 10:43
Na sede do Detran, agendamento pedido hoje só tem data para 10 de março (Foto/Arquivo: Silas Lima)
Na sede do Detran, agendamento pedido hoje só tem data para 10 de março (Foto/Arquivo: Silas Lima)

A demora de mais de 10 dias para agendar serviço no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) já causou irritação no empresário Junior Zanandrea, 35 anos, que queria resolver a transferência da venda de moto. Ficou pior quando soube que o mesmo caminho feito por meio de despachante poderia ser feito no mesmo dia.

“Era só uma folha A4”, disse o empresário, contando que o agendamento era para retirada do formulário de transferência de veículo, documento que é levado para reconhecimento em cartório. Depois disso, por agendamento, o Detran realiza transferência em qualquer agência e faz vistoria, esta, na sede do departamento, na saída para Rochedo.

Zanandrea vendeu moto para comprador particular e tentou agilizar ele mesmo a transferência simples. Ligou no atendimento do Detran e consegui agendar apenas para dia 9 de março a ida a uma agência, apenas para retirada do formulário.

A contragosto, marcou. Por curiosidade, ligou para despachante e obteve como resposta que, mediante pagamento da taxa de R$ 50 poderia retirar o formulário na hora. “Fiquei surpreso, porque cidadão normal só agendando e quando tem vaga; porque para eles é mais fácil, todo dia tem vaga para eles?”.

O comprador da moto preferiu pagar o serviço do despachante a esperar pela data marcada.

A reportagem fez simulação em busca dos atendimentos na sede, nas agências instaladas nos shoppings de Campo Grande ou nos Práticos, para o mesmo serviço requisitado pelo empresário. As datas possíveis variavam de 10 a 17 de março.

Em contato com assessoria do Detran-MS, a informação é que o atendimento presencial foi reduzido nas agências em decorrência da pandemia da covid-19. Por isso, houve redução nos horários e datas possíveis para que as pessoas se encaminhem aos locais.

A facilidade do despachante é decorrente do credenciamento desses profissionais, que têm acesso ao sistema e podem agilizar serviços sem que sejam obrigados a ir até uma agência.

Nos siga no Google Notícias