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Capital

Leitores reclamam de tumulto e demora no atendimento em agência de habitação

Segundo relatos, a fila chegou a ultrapassar duas horas de espera na manhã desta segunda

Por Idaicy Solano e Clara Farias | 08/01/2024 12:09
Dezenas de pessoas aguardam por atendimento em agência localizada no Pátio Central, no Centro de Campo Grande (Foto: Clara Farias)
Dezenas de pessoas aguardam por atendimento em agência localizada no Pátio Central, no Centro de Campo Grande (Foto: Clara Farias)

O atendimento para retirada de carnê de quitação de moradias populares da Emha (Agência Municipal de Habitação) gerou tumulto na unidade localizada no Pátio Central, no centro de Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (8). Na última sexta-feira (5), a agência informou que a emissão dos carnês referentes ao ano de 2024 seria feita exclusivamente nas unidades do Pátio Central e do Shopping Norte Sul Plaza.

A mudança, no entanto, pegou muitas pessoas de surpresa e segundo relatos dos contribuintes, a fila chegou a ultrapassar duas horas de espera. A prestadora de serviços gerais Neiva Rodrigues Paredes, 60 anos, relatou que ficou sabendo da mudança nesta manhã, após ir até a sede da Emha, localizada no Bairro Vila Oriente.

Ela está há duas horas aguardando na fila da agência do Pátio Central e reclama que não tem funcionários suficientes para atender a demanda de pessoas aguardando. “Está muito amontoado, está muito apertado ali dentro. Lá na Emha era rápido [o atendimento]. Aqui está muito lento, tô quase desistindo. É muita gente e já é hora do almoço”.

Luzia mostra papel com senha para atendimento (Foto: Clara Farias)
Luzia mostra papel com senha para atendimento (Foto: Clara Farias)

O novo local de atendimento não agradou a aposentada Luzia Matara de Lima, 72 anos, que também ficou sabendo da mudança hoje de manhã. “Fui na Emha e lá na frente tinha um papel dizendo que o atendimento estava sendo aqui, cheguei lá e perdi a viagem”.

Apenas do lado de fora da agência havia cerca de 20 pessoas, além da aposentada, aguardando. Ela reclama que o espaço é pequeno, com poucas cadeiras e está tumultuado. “Mas fazer o quê? Tenho que esperar. Todo ano eu vou lá pagar na Emha, e não demora muito. Não sei se pensaram que aqui seria melhor, mas acho que piorou”.

Em nota, a Emha informou que "a descentralização dos atendimentos para as unidades do Pátio Central Shopping e Shopping Norte Sul Plaza visa otimizar o fluxo, atendendo às necessidades específicas de cada mutuário. A Agência destaca que não foi registrado nenhum episódio de tumulto no local, mas sim um congestionamento devido à elevada demanda para a emissão dos carnês durante este período do ano. Vale destacar também que todos os mutuários estão sendo atendidos conforme a ordem estipulada por meio da retirada de senhas".

Movimentação fora da agência, onde cerca de 20 pessoas aguardam por atendimento (Foto: Clara Farias)
Movimentação fora da agência, onde cerca de 20 pessoas aguardam por atendimento (Foto: Clara Farias)

Atendimento - Conforme divulgado pela Emha, a emissão dos carnês de quitação de moradias populares, referente ao ano de 2024, será feita exclusivamente nas unidades do segundo piso do Pátio Central, na Rua Marechal Rondon, 1380, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30; e no Shopping Norte Sul Plaza, na Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2300, Jardim Joquei Club, das 9h às 18h30.

O carnê também pode ser emitido pela internet. Para isso, o morador deve entrar no site (https://amhasf.campogrande.ms.gov.br/amhasf/contrato.zul), preencher o módulo comercial, conjunto e o número do contrato.

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