Mais de 20 animais são envenenados, três gatos morrem e polícia investiga o caso
Três gatos morreram, dois cães e dois gatos ficaram intoxicados depois de comer alimentos envenenados no Bairro Santo Amaro, em Campo Grande. Na madrugada deste domingo (12), o proprietário de alguns dos animais, Maurício Alexandre Abdala, percebeu os bichos agonizando e foi socorrendo um a um.
O pai dele encontrou na boca de um dos cachorros um pedaço de salsicha e retirou antes que o cão engolisse. O produto foi levado a polícia e os moradores aguardam a perícia para apurar o caso. Maurício teve dois gatos mortos e quatro animais estão intoxicados, recebendo soro, dois cães e dois gatos.
É possível que outros animais tenham morrido, já que há um terreno baldio com cerca de 20 gatos, entre adultos e filhotes. Outro residente na rua percebeu que havia menos gatos no local ontem (11), conforme Maurício.
O atentato revoltou os moradores da Rua Presidente Rodrigues Alves, que alimentam e zelam pelos animais do terreno baldio. Eles aguardam a perícia e temem a morte de mais animais, já que a propriedade está fechada e não há como ver os demais gatos, segundo a irmã de Maurício, Maíde Abdala.
Os moradores esperam que o caso seja esclarecido e o responsável punido, pois maus tratos e abandono de animais é crime, conforme lei ambiental de 1998. A pena é de detenção de três meses a um ano e multa.
O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro, mas quem tiver denúncias pode procurar também a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), que fica no Aeroporto Internacional de Campo Grande, na Avenida Duque de Caxias.