ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Moradores reclamam de insegurança e abandono no entorno do Carro de Boi

Local que já foi ponto turístico e área de lazer, agora sofre com lixo, vandalismo e a presença de usuários

Por Clara Farias e Murilo Medeiros | 27/03/2025 14:29
Moradores reclamam de insegurança e abandono no entorno do Carro de Boi
Morador em situação de rua dormindo na próximo ao Monumento Carro de Boi (Foto: Henrique Kawaminami)

Moradores que vivem próximos ao Monumento aos Desbravadores, conhecido como Carro de Boi, na região central de Campo Grande, relatam medo e insegurança diante da degradação do espaço. O local, que já foi ponto turístico e área de lazer, agora sofre com lixo, vandalismo e a presença constante de usuários de drogas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores próximos ao Monumento aos Desbravadores, em Campo Grande, relatam medo e insegurança devido à degradação do local. O espaço, antes turístico, agora sofre com lixo, vandalismo e uso de drogas. Di Anna Alexandrina, residente há cinco anos, lamenta o descaso e relata brigas e desordem. Zenir Diniz, moradora recente, menciona abordagens agressivas e desperdício de comida. A Prefeitura realiza limpeza e roçada em áreas públicas, mas a situação persiste, gerando preocupação entre os moradores.

A massoterapeuta Di Anna Alexandrina, de 42 anos, contou ao Campo Grande News, que mora em frente ao monumento há cinco anos e lamenta o descaso. “Antes, o pessoal vinha fazer fotos, tinha bancos e um jardim bonito. Agora, destruíram tudo. As lixeiras foram arrancadas, tem gente que traz lixo para jogar aqui, vira um aterro”, diz.

Além do abandono, o espaço se tornou ponto de consumo de drogas. “Já vi colocarem colchão à noite para fazer ‘piquenique’ de drogas”, conta Di Anna. Segundo ela, os moradores acionam a polícia frequentemente por conta das brigas e da desordem no local. “Tenho que ficar trancada dentro de casa. Às vezes, tenho medo de sair. O dia que arrancaram as lixeiras, pensei: ‘Se fazem isso, o que podem fazer comigo?’", disse ela.

Moradores reclamam de insegurança e abandono no entorno do Carro de Boi
Embalagens de marmitas, que são distribuídas aos moradores de rua, jogadas na praça (Foto: Henrique Kawaminami)
Moradores reclamam de insegurança e abandono no entorno do Carro de Boi
Di Anna Alexandrina, de 42 anos, em entrevista ao Campo Grande News (Foto: Henrique Kawaminami)

A autônoma Zenir Diniz, de 59 anos, que se mudou para a região em dezembro, também sente os impactos. “Fica mais de 100 pessoas na fila para pegar marmita. Depois, jogam tudo no mato, comida inteira desperdiçada”, afirma. Ela também relata abordagens agressivas de usuários de drogas. “Batem no portão exigindo comida, água, gelo. Se não damos, fazem escândalo", contou.

Os relatos incluem ainda episódios de violência e constrangimento. “De noite tem gente transando nos bancos, gritaria, brigas. Esses dias, dois homens e duas mulheres saíram no soco, achei que iam se matar”, conta Zenir. Apesar da presença da polícia em rondas, ela diz que a situação persiste.

A Prefeitura de Campo Grande informou que está realizando a limpeza e roçada de praças e áreas públicas em toda a cidade, seguindo um cronograma por região para otimizar os serviços. Em caso de descarte de lixo irregular, a denúncia pode ser feita pelo telefone 156.

Moradores reclamam de insegurança e abandono no entorno do Carro de Boi
Lixo próximo ao pergolado de praça pública (Foto: Henrique Kawaminami)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias