ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Motoristas de Campo Grande passam a ser monitorados por cinco drones

Desde abril o BPMTran já opera com um drone monitorando a Capital, e agora serão 5 aparelhos no trânsito aéreo

Por Gabi Cenciarelli | 05/11/2024 17:38
Motoristas de Campo Grande passam a ser monitorados por cinco drones
Policial militar pilota drone de fiscalização de trânsito (Foto: arquivo/Henrique Kawaminami)

A partir desta terça-feira (5), o trânsito de Campo Grande ganha maior fiscalização, com outros quatro drones monitorando as ruas da Capital. Desde abril deste ano, o BPMTran (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul) já usava um dos aparelhos na fiscalização aérea das vias, mas devido ao sucesso do projeto, o número agora chega a cinco.

De acordo com o batalhão, desde que os equipamentos de captura de imagens aéreas chegaram, os índices de acidentes de trânsito foram reduzidos. No primeiro dia de uso do aparelho, o drone flagrou 187 motoristas cometendo infrações, como furar sinais vermelhos, não utilizar cinto de segurança e mexer no celular durante a direção de veículos.

Os drones também já foram utilizados em operações do batalhão, como a "Faixas Exclusivas", que aconteceu em julho e monitorou tráfego nas vias exclusivas de ônibus. Na ocasião, os drones detectaram 331 infrações do tipo no primeiro dia. No segundo, foram 273 invasões da faixa exclusiva captadas pelo aparelho.

Com relação ao trabalho dos aparelhos, desde abril eles já funcionam em vias devidamente sinalizadas com placas, avisando o motorista que está sendo monitorado.

Outra função do mecanismo é auxiliar em situações de fuga dos condutores imprudentes. Um exemplo são as ocorrências de manobras nos Altos da Avenida Afonso Pena, que colocavam até os policiais em risco.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias