Mulher é flagrada "despejando" filhotes de gatos em rua
São três filhotes que estão desnutridos; eles foram resgatados por moradores e entregues à protetora
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Três filhotes de gato foram abandonados em Campo Grande por uma mulher que os jogou de uma sacola em frente a um carro. O caso foi registrado por uma câmera de segurança e a protetora de animais Andréia Souza, da ONG Salve Gatos, conseguiu resgatar os filhotes, que estão desnutridos e precisam de cuidados especiais. A ONG pede doações para ajudar a manter os filhotes e os mais de 60 gatos que abriga, incluindo uma gata cega que está amamentando os abandonados e precisa de uma ração especial.
Crime de abandono animal foi flagrado por câmera de segurança de residência localizada na Rua Taumaturgo, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Por volta das 16h deste sábado e feriado de Finados (2), três filhotes foram abandonados em frente a um carro por uma mulher.
Aparentando ter entre 50 e 60 anos, a senhora retira uma sacola do caixote de plástico preso a bicicleta e vai até a parte da frente do veículo para não ser vista, caso alguém passasse na rua.
Primeiro, a mulher joga a sacola no asfalto. Depois, pega de volta e chacoalha até todos os gatos caírem. Após soltar todos, ela coloca a sacola de volta no caixote.
A cena é revoltante e choca pelo desprezo à vida dos bichos. Segundo a protetora independente que resgatou os gatinhos, Andréia Souza, eles têm poucos dias de vida e estão desnutridos.
Moradores da rua foram os primeiros a verem os filhotes e tentar ajudá-los. Procuraram Andréia em busca de uma "mãe adotiva" para amamentá-los e para saber como denunciar o caso.
"Nós recebemos esse pedido de socorro. Porém, eles são tão novinhos que não conseguem se alimentar sozinhos. Nos procuraram para fazer uma denúncia e conseguir uma gata que pudesse amamentar", ela explica. O abandono já foi registrado na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).
Pedido de ajuda - Ainda segundo a protetora, os gatinhos precisam de cuidados especiais e a Pretinha, a gata que está amamentando, também.
A mãe adotiva é cega, passou por exames e precisa repor vitaminas com uma ração especial, que é mais cara.
A protetora pede ajuda a quem possa para comprar a ração e colaborar nos custos de manter abrigo com mais de 60 gatos, na Capital. O nome do local é Salve Gatos. A casa é credenciada pela prefeitura e tem autorização para funcionar.
Interessados em adotar os filhotes ou outros gatos abrigados podem enviar mensagem para a página @salvegatos no Instagram.
Para fazer doações de qualquer valor, a chave PIX é o CPF, 600.660.161-34.
Crime - Abandonar animais é crime. Estão previstos até 5 anos de detenção e pagamento de multa a quem for pego descartando ou praticando outro tipo de maus-tratos.
Confira os canais de denúncia da Decat:
WhatsApp: (67) 99653-0934
Ligação: (67) 3325-2567
E-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br
A página @depactpcms no Instagram também pode ser usada, mas a Decat não recomenda o canal porque a denúncia pode não ser vista em tempo hábil para a polícia agir.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.