Município quer mais auditores para aumentar receita e ajustar contas
Desafio é encontrar o equilíbrio entre o aumento da arrecadação e a diminuição das despesas
A Prefeitura de Campo Grande precisa de, pelo menos, 29 novos auditores fiscais para conseguir aumentar a receita, a principal estratégia para ajustar as contas diante do volume de gastos com pessoal. Questionada sobre os planos para reduzir despesas, a secretária de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama, explicou que o chamamento de mais auditores está em estudo.
De acordo com levantamento apresentado nesta semana, em 2023, a Prefeitura de Campo Grande gastou R$ 2,6 bilhões com pagamento de pessoal. Isso representa 55,2% da receita corrente líquida, que foi de R$ 4,8 bilhões. Conforme a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), o limite máximo de gastos que um município pode ter sobre a receita é de 54%. Portanto, o excesso foi de 1,2%.
Segundo Márcia, é necessário ter um equilíbrio nas contas. “Qual é a balança? Ela é um equilíbrio entre o aumento da receita e a diminuição da despesa e dessa forma a gente conduz mais rapidamente para chegar no objetivo”, explicou a secretária após lançamento do PCA (Plano de Contratações Anual), no auditório do IMPCG (Instituto Municipal da Previdência de Campo Grande)
A secretária afirma que há a necessidade de aumentar o número de auditores efetivos para que eles possam fazer frente de trabalho na arrecadação da receita e melhorar a qualidade dessa arrecadação.
“Eles [auditores] têm trabalhado bastante. Se você for ver, eu tenho até alguns relatórios, o crescimento da receita, quando eles entraram, para agora, a receita aumentou muito, muito mais, e a minha intenção está no termo de ajuste de gestão, para que a gente possa trazer esses outros auditores, a gente possa melhorar ainda mais a arrecadação”, explica Márcia.
Finalizando, a titular da Sefin (Secretaria de Finanças e Planejamento) afirmou que é preciso arrecadar mais impostos para que a prefeitura consiga atender a demanda e que as equipes estão trabalhando para a contratação desses novos auditores.
Conforme o vice-presidente do Sindafir-CG (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Campo Grande), Inácio Leite, o concurso de 2019 para Auditor Fiscal da Receita Municipal está vigente com candidatos aprovados aptos a serem convocados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.