Mutirão retirou 6 caminhões de lixo de acumulador e serviço ainda não acabou
Equipe de 35 funcionários trabalham na retirada dos entulhos em casa de acumulador no Jardim Tv Morena
Equipe com 35 funcionários da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) retirou seis caminhões de lixo da casa do acumulador no Jardim TV Morena. Após 24 horas de limpeza, o trabalho ainda continua nesta sexta-feira (16). A previsão é que termine no fim da manhã. O homem foi autuado pelo crime ambiental de poluição, com pena aumentada por tornar a região imprópria para ocupação humana.
Em entrevista ao Campo Grande News, a delegada da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Gabriela Stainle Pacetta, contou que a equipe da delegacia chegou ao local na terça-feira, após receber denúncia de poluição. A equipe teve dificuldade para acessar a casa e precisou acionar a Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros).
Segundo ela, a entrada na casa foi "bastante tensa". Após conseguirem entrar na residência, a vigilância sanitária e a perícia da Polícia Civil foram acionadas. No local, além de José Fernandes da Silva, de 54 anos, que foi preso em flagrante, estava a esposa, e três das quatro filhas do casal.
Dentro da casa foi encontrado larva de mosquito do Aedes aegypt em uma banheira com planta e no ralo de banheiro, e acumulo muito grande de lixo. Ele tinha criação de galos e galinhas dentro da casa, e as fezes da galinha atraem o mosquito que causa a leishmaniose. Na calçada havia cabeça de peixes, fezes humanas em uma tenda montada por ele, afirmou a delegada.
Segundo ela, esta não é a primeira vez que o homem é denunciado para Decat. "Na ficha dele tem um monte de ameaça, como agiota, mas até o ano de 2023. Isso não foi encaminhado para Decat", disse a delegada. Sobre as denuncias anteriores, Gabriela afirmou não ter como responder, visto que assumiu a delegacia recentemente. Esta foi a primeira vez que as equipes da Decat conseguiu entrar na residência.
Durante as 24 horas de trabalho, foram retirados seis caminhões caçamba contendo os mais diversos tipos de lixos e entulhos acumulados pelo homem. Hoje, as equipes tentam remover estruturas de ferro e madeira que estavam instaladas na varanda e sacada da residência. Também foram removidas as caixas de som que estavam instaladas na sacada e que atrapalhavam o sossego da vizinhança.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de poluição, além do crime previsto no artigo 687, da Lei 9605/1998, que é deixar de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental, com detenção de um a três anos.
O trecho da Rua Planalto, entre as ruas Raposo Tavares e Geraldo Augustinho Ramos continua fechado até o término dos trabalhos. De acordo com a delegada, a esposa se comprometeu a limpar a calçada e o interior da residência assim que as equipes deixarem o local. Na próxima semana, será feita uma nova fiscalização na residência.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: