Nevoeiro atrasa decolagens de voos no aeroporto de Campo Grande
O fenômeno meteorológico causa grande redução da visibilidade
Na manhã desta segunda-feira (12), por causa do nevoeiro que encobre Campo Grande desde as primeiras horas do dia, três voos tiveram atrasos na decolagem no Aeroporto Internacional da cidade. O fenômeno meteorológico causa grande redução da visibilidade.
Conforme o aeroporto, o pouso está normal, mas a decolagem, até por volta das 11h30, não havia sido autorizada em razão do mau tempo. O avião da Gol, com voo agendado para as 8h20, rumo a São Paulo, não tinha seguido viagem até as 11h10. Outras duas aeronaves, uma da Latam e outra da Gol (os dois também com destino a São Paulo), estavam atrasadas aguardando a autorização da torre de controle.
De acordo com o Climatempo, o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno.
Nesta madrugada, um ônibus da Andorinha com 28 passageiros tombou na BR-163, no km 626, próximo ao entroncamento da Coamo, em São Gabriel do Oeste. Uma mulher de 74 anos morreu e várias pessoas ficaram gravemente feridas. No momento do acidente, neblinava e chovia, o que pode ter contribuído. O nevoeiro pode se formar em qualquer época do ano.