Nova etapa de campanha contra sarampo começa com baixa procura na Capital
As doses estarão disponíveis jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos, nas UBSs e UBSFs
No primeiro dia da segunda etapa da campanha nacional de imunização contra o sarampo, nesta segunda-feira (18), a procura pela vacina foi baixa nos postos de saúde de Campo Grande. A segunda fase da campanha é focada em jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos.
A reportagem do Campo Grande News esteve na UBS (Unidade Básica de Saúde) Tiradentes e na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Nova Lima no início da manhã. No Tiradentes, apenas um casal procurou pela imunização. Já na UBSF Nova Lima, a única procura foi pela vacina de tétano.
"Fiquei sabendo da campanha, mas a minha já estava em dia", disse a jovem, de 21 anos, Thais Mendonça. A mãe dela, dona de casa Luzineide Mendonça, de 50 anos, contou ter reforçado a vacina contra sarampo na última campanha. Ela não soube informar ao certo quando. Hoje ela aproveitou para saber se a carteirinha estava em dia e estava.
Conforme os relatos dos funcionários das unidades, a movimentação está dentro do esperado, já que as campanhas com focos em adultos têm um movimento menor. A correria do dia a dia e a falta de informação são alguns dos fatores que justificam o movimento.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a segunda fase da campanha seguirá os moldes da etapa anterior, com salas de vacinação mobilizadas em todas as unidades de saúde e, inclusive, locais com funcionamento durante o almoço. As doses começam a ser aplicadas às 7h15, encerrando às 16h45 na maioria dos locais.
Primeira etapa - Na primeira fase, 3 mil crianças foram vacinadas na Capital e para o Ministério da Saúde, a faixa etária alvo desta etapa é a mais difícil de ser alcançada em campanhas de vacinação e a que mais acumula números de casos confirmados da doença que voltou a aparecer no Brasil. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram registrados 1.729 casos de sarampo no País.
Esses jovens, segundo o ministério, nunca foram imunizados contra o sarampo ou se tomaram a dose em alguma fase da vida, não tiveram o reforço aplicado.