Nova fase de campanha da vacinação contra sarampo começa na segunda
Pessoas entre 20 e 29 anos, fazem parte do público alvo da 2ª etapa; todas unidades de saúde da Capital estarão mobilizadas
Depois de 3 mil crianças serem vacinadas contra o sarampo, na Capital, durante a primeira etapa da Campanha Nacional de imunização, jovens e adultos, entre 20 e 29 anos, fazem parte do público alvo da segunda fase da campanha, que começa na próxima segunda-feira (18). Em Campo Grande, todas as unidades de saúde estarão mobilizadas.
Para o Ministério da Saúde, a faixa etária é considerada a mais difícil de ser alcançada em campanhas de vacinação e a que mais acumula números de casos confirmados da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram registrados 1.729 casos, no país.
Para o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a segunda fase da campanha seguirá os moldes da etapa anterior, com salas de vacinação mobilizadas em todas as unidades de saúde e, inclusive, locais com funcionamento durante o almoço. As doses começam a ser aplicadas às 7h15, encerrando às 16h45 na maioria dos locais.
Na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) das Moreninhas, o funcionamento vai até às 18h45. Já na unidade da Três Barras termina às 15h45. Aos fins de semana, Centros Regionais de Saúde funcionaram em ritmo de plantão.