Em MS, 75% das lavouras de milho tem boas condições para cultivo
Estudo revela disparidade na qualidade do espaço usado para plantação do cereal

As lavouras em Mato Grosso do Sul apresentam boas condições, com 75% da área cultivada de milho segunda safra, o "safrinha", avaliada positivamente conforme dados do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), mantido pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja). A avaliação considera a presença de pragas, falhas no estande de plantas, desfolhamento e outros fatores que podem afetar a produtividade.
Na região Norte, 92% das lavouras estão em boas condições, enquanto na região Nordeste o índice chega a 98%. As regiões Oeste, Centro e Sudoeste registram, respectivamente, 97%, 77% e 85% de lavouras em boas condições.
Já nas regiões Sul e Sul-Fronteira, as porcentagens são bem menores, com 32% e 55%, respectivamente. Segundo o coordenador técnico da Aprosoja, Gabriel Balta, essa avaliação é baseada na área total cultivada na propriedade, e classifica as lavouras como "ruim", "regular" ou "bom".
"Para uma lavoura ser classificada como 'ruim', ela deve apresentar diversos critérios negativos, tais como alta infestação de pragas (plantas daninhas, pragas e doenças) ou falhas no estande de plantas, desfolhamento excessivo, enrolamento de folhas, amarelamento precoce das plantas, entre outros defeitos que causem perdas significativas de produtividade", explica.
Uma classificação "regular" é atribuída a lavouras que apresentam poucos problemas relacionados a pragas, estande de plantas razoável e pequeno amarelamento das plantas em desenvolvimento. "Já uma classificação 'bom' é dada a lavouras que não possuem nenhuma das características anteriores, com plantas saudáveis e que garantem uma boa produtividade", finaliza.
Esses dados refletem a saúde das plantas nas diversas regiões do Estado, com destaque para o potencial produtivo da segunda safra do milho, que deve alcançar 10,2 milhões de toneladas, um aumento de 20,6% em relação ao ciclo anterior.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.