Palco de tentativas de suicídio, viaduto recebe proteção metálica
Pontilhão chegou a ser lugar para treinar técnicas de abordagem e resgate do Corpo de Bombeiros
Quem passa pelo viaduto da Afonso Pena sobre a Rua Ceará - palco frequente de tentativas de suicídio - percebe que recentemente foram colocadas barras de ferro junto ao guarda corpo de concreto já existente no local.
A estrutura, segundo a prefeitura, “é um guard-rail para garantir segurança aos ciclistas e pedestres que passam pelo local”. No entanto, em razão das constantes tentativas de suicídio do local, as barras também servem para dificultar quem tenta tirar a própria vida no local.
Por enquanto, as barras foram colocadas no lado do viaduto no sentido Shopping Campo Grande. Somadas com o guarda corpo de concreto a barreira totaliza pelo menos 1.80 metro.
Uma das mais recentes tentativas de suicídio no local foi registrada no dia 1º deste mês. Uma mulher de 29 anos – que não teve nome divulgado – tentou se jogar do viaduto. Ela foi impedida por policiais militares e bombeiros, que em conversa conseguiram fazê-la mudar de ideia.
A cena chegou a tumultuar o trânsito, já que o caso mobilizou pelo menos três viaturas. Além disso, os bombeiros chegaram a se posicionar com estrutura embaixo do viaduto caso a conversa fracassasse.
Além disso, em setembro – mês de prevenção ao suicídio - bombeiros de quatro quartéis de Campo Grande foram para o pontilhão treinar técnicas de abordagem e resgate.
De 1º de janeiro a setembro, foram 88 salvamentos e duas pessoas morreram desta maneira.