ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  09    CAMPO GRANDE 36º

Capital

Para cumprir promessa, prefeitura deve estender horário de 24 postos

Prefeita Adriane Lopes (PP) prometeu para este ano 70 unidades de atenção primária funcionando de 7h até 19h

Por Danielly Escher | 03/01/2024 13:09
Unidade de Saúde da Família com atendimento estendido (Foto: Divulgação)
Unidade de Saúde da Família com atendimento estendido (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande começa o ano com o desafio de cumprir uma promessa em relação à atenção primária na saúde, atendimento conhecido como a “porta de entrada” dos usuários. Medida essencial na prevenção de doenças, na solução de casos menos graves e no encaminhamento para atendimentos de maior complexidade, ajudando a evitar a superlotação da rede de emergência.

Em agosto do ano passado, o próprio município publicou reportagem em que dizia "até 2024 Campo Grande devemos contar com 70 unidades da Atenção Primária funcionando em horário estendido, através da adesão ao Programa Saúde na Hora, além de praticamente dobrar o número de profissionais atuando nessas unidades".

À época, a prefeita Adriane Lopes (PP) disse estar empenhada em garantir à população campo-grandense uma saúde de melhor qualidade. "Esse é o nosso compromisso", prometeu.

Nesta quarta-feira (3), o Campo Grande News questionou a assessoria sobre a atual situação, se houve adesão para recursos. Foi informado que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) segue com investimentos para ampliar o número de unidades homologadas no programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, prevendo funcionamento das unidades de 7h até 19h.

"Atualmente, são 35 unidades integrantes no processo, sendo que quatro delas, USFs Santa Emília, Jockey Club, Jardim Presidente e Ana Maria do Couto, foram homologadas no segundo semestre de 2023", informou a nota.

Ainda de acordo com a prefeitura, outras 11 unidades também estão com o horário estendido, algumas delas aguardando definição do Ministério da Saúde sobre as novas portarias para que possa ser feita a solicitação de inserção e ampliação das unidades que atendem pelo programa.

"É feito estudo técnico de cada caso para avaliar as necessidades da população e capacidades das unidades em questão", afirma a assessoria.

Assim, no momento, são no total 46 unidades funcionando em horário estendido. Segundo a prefeitura, 35 abertas de 7h até 19h, outras dez funcionando de 7h às 17h e uma unidade das 7h até 22h. Restam 24 para que a prefeitura consiga cumprir a promessa e chegar às 70 unidades previstas.

*Matéria atualizada às 19h30 para acréscimo de informações

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias