Para garantir pintura, UPA tem “patrulha” contra pichadores nas Moreninhas
Moradores e conselheiros de saúde tem se revezado para proteger a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas III, em Campo Grande, contra a ação de vândalos. Com obras iniciadas em 2011, a estrutura passou por paralisações e atrasos, tendo perspectiva de entrega para fevereiro deste ano.
Jurandir Domingues, presidente do Conselho de Saúde da Região das Moreninhas, explica que o trabalho voluntário ocorre após o espaço ter sido vandalizado por três vezes seguidas. Ele também cobra a conclusão da obra, que aguarda licitação de móveis, climatizadores e equipamentos.
Em visita ao local, nesta segunda-feira (12), o prefeito Gilmar Olarte reafirmou prazo de fevereiro como ideal para entrega da unidade de 1,2 mil metros quadrados e que já consumiu R$ 4,5 milhões.
Conforme o progressista, ainda neste mês devem ser iniciados processos licitatórios para aquisição de enxoval e equipamentos para a UPA. Ele também não descarta remanejamento de profissionais de outras unidades para reforçar as equipes de saúde existentes.
Para o secretário de Infraestrutura, Valtemir Brito, em uma semana a parte física da obra poderá ser concluída, seguida da instalação de equipamentos para climatização do ambiente a partir de sua liciração. “Nosso desejo é deixar operacional em fevereiro, pois nossa política é de finalizar as obras paradas”, comentou.
Mais qualidade – Olarte, que também passou por unidades de saúde do Coronel Antonino e Noroeste, esclareceu que as vistorias ocorrem a fim de identificar falhas para que se melhore a qualidade do serviço ofertado a população.
No CRS (Centro Regional de Saúde) das Moreninhas, no entanto, a quem aposte no “ver para crer” de que algo possa realmente mudar.
“Precisamos de atendentes mais educados e com paciência, além de médicos”, pontuou a auxiliar de escritório Lucinéia Araújo, 32 anos.
Já a servidora pública Aricélia Sanches, 43, ressaltou que a infraestrutura de saúde deixa a desejar, mas aguarda “menos promessas” e tempo na fila de espera para atendimento.