Parque dos Poderes ganha estrutura segura para corridas e caminhadas
Complexo passa por revitalização, que já teve mais da metade das obras executadas
Em obras desde junho, o Parque dos Poderes passou a contar com uma estrutura que garante segurança e conforto aos praticantes da caminhada e corrida. Na semana passada, foi instalado o guarda-corpo que vai separar a calçada do estacionamento, na Avenida do Poeta, onde existe um desnível considerável.
A estrutura começou a ser colocada entre a Governadoria e a SED (Secretaria de Estado de Educação). Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), quando a pista de caminhada foi projetada no mesmo nível que o asfalto, o talude ficaria muito íngreme.
Por esse motivo, foi instalado um muro de eucalipto para a divisão de níveis, ficando uma diferença grande de nível. Para evitar que as pessoas pudessem cair, foi colocado o guarda-corpo paralelo ao muro de eucalipto.
A pista de corrida, que era feita de concreto, foi substituída pelo asfalto, colocando fim aos desníveis que prejudicavam o bom treino. A profissional de Educação Física, Rosana Targa Miler Xavier Leal, explica que as calçadas desniveladas proporcionam risco muito alto de lesões nas pessoas que se exercitam.
“Um exemplo são torções nos tornozelos, quedas que podem ocasionar traumas e até fraturas. As calçadas irregulares e cheias de obstáculos, demandam habilidades que para a grande maioria que não são atletas traria um risco muito grande. Na pista nivelada, o corredor tem mais estabilidade pelo piso duro e nivelado, risco bem menor de lesões”, declarou.
Pontos de ônibus – Os usuários do transporte coletivo também terão mais conforto. Todos os pontos de ônibus estão sendo trocados por abrigos maiores e com uma estrutura mais moderna.
Conforme a Agesul, o novo ponto foi dimensionado conforme normas de engenharia vigente e prevê a instalação de iluminação e assentos individuais. Ao todo, 35 abrigos novos serão instalados no complexo.
Com mais da metade dos serviços executados, a revitalização do Parque dos Poderes segue em ritmo acelerado para que seja entregue à população. São R$ 20,1 milhões de investimento do Governo do Estado em um dos principais pontos turísticos de Campo Grande, que nunca havia ganhado uma reforma completa desde a sua criação, em 1982.