Pedal de conscientização sobre Maio Amarelo reúne família e diverte crianças
1º evento, realizado pela escola municipal nagen jorge saad, deixou até pais emocionados
Para conscientizar pais e alunos sobre educação no trânsito e índices de acidentes, a Escola Municipal Nagen Jorge Saad realizou na manhã deste sábado (27) o primeiro “pedal ciclístico” em alusão ao Maio Amarelo, sob o tema transporte alternativo. O evento reuniu famílias, divertiu crianças e até emocionou pais.
Os ciclistas saíram da escola, deram a volta no Parque Ayrton Senna e retornaram para a unidade. As crianças contaram com água e itens de segurança no percurso.
“Pra mim foi emocionante como mãe porque são poucos momentos que a gente tem a oportunidade de passar o dia na escola com as crianças. Então quando surge ficamos com os corações acelerados, liguei pro meu marido chorando”, disse Cristiane Rodrigues Nantes, de 40 anos.

A professora levou as alunas Nicolly Rodrigues Nantes, de 11 anos, e Maria Luiza Oliveira Nantes de 9 para o passeio. “Pra mim foi muito legal porque nunca andei assim de bicicleta”, disse uma delas. A outra comentou que achou a ação incrível e iria novamente. “Achei muito legal e se tivesse de novo na escola eu viria”.
Cristiana ressaltou que a iniciativa é importante para educar as crianças desde pequenas sobre educação no trânsito. “Desde pequenos as crianças vêem o que deve ser feito. Com 18 anos elas pegam uma moto e acham que é o auge, acontecem vários acidentes. Tem que cuidar”, disse.
Mayra Neias Inverso, de 35, é técnica de farmácia. Ela também levou a filha, Mayana Neias Inverso, de 10 anos, para participar.“É muito bom porque distrai um pouco as crianças, ficam só em casa e a escola proporcionou isso. A população veio junto, veio muita gente. Minha filha gostou muito”, disse.
Apesar do cansaço, Mayana gostou da atividade“foi cansativo um pouco, mas foi muito legal. Eu adorei”.
Fabiano Farias Hofamann, de 43, andou de bicicleta com o filho, Arthur Marques Hofamann, de 7 anos. “Gostamos muito. É legal ter um entretenimento diferente""Espero que tenha mais, vou até melhorar minha bicicleta" O cansaço não pegou o menino que comemorou o passeio. "Gostei muito e não estou cansado".
A diretora da unidade, Renata Soares de Oliveira Angelozi, de 45 anos, explicou que desde 2011 a unidade faz uma ação para conscientizar sobre o trânsito, mas que este ano o foco foi o transporte alternativo.

“Eu sou ciclista e desde o ano passado estava articulado com o professor de educação física para fazermos esse primeiro pedal. Esse ano conseguimos, com as parcerias, dar um pontapé inicial e colocar a garotada para pedalar”
De acordo com ela, a intenção é aproximar os pais e os alunos e incentivar a substituição dos carros por bicicletas. “Queremos que eles saiam um pouco do celular e admirem a cidade”.