“Perigoso”: pedestres reclamam de pistas liberadas no Parque dos Poderes
Placa indica que, aos sábados, domingos e feriados, parte da via tem que ser interditada para veículos

Na manhã desta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, ciclistas e pedestres deram “de cara” com as pistas liberadas no Parque dos Poderes.
Placa instalada na Avenida Mato Grosso com a Desembargador José Nunes Cunha indica que, aos sábados, domingos e feriados, parte da via tem que ser interditada para veículos automotores. No entanto, não foi este o cenário encontrado.
O empresário Romildo Pinto, de 51 anos, tem uma locadora de bicicleta no local e diz que perdeu de locar para três clientes, por verem que as pistas estavam abertas.
“Mais cedo, quase teve um acidente, o ciclista não sabia que não estava bloqueada a via, veio na contramão e quase bateu de frente com um carro. Está perigoso, o pessoal fica inseguro, muitos motoristas não respeitam o limite de velocidade”, reclamou.
A professora Janaina Medeiros da Cunha, de 47 anos, estava acompanhada da filha, do genro e da afilhada. Eles também tiveram a mesma surpresa.
“Viemos achando que ia estar fechado para andar de motoca com a bebê, mas como já estávamos aqui acabamos ficando. Foi tranquilo, mas é mais seguro quando está fechado. Tivemos que dividir a ciclovia com os ciclistas, eles respeitam, mesmo assim acaba sendo perigoso”, disse.
O autônomo Alcides Júnior, de 59 anos, estava acompanhado da noiva. “Complicado, porque é feriado e as pessoas estariam aproveitando para caminhar. A pista está sem condições, por conta que não está bloqueada. A gente perde a liberdade de caminhar, é perigoso. Temos que dividir o espaço com os carros e os ciclistas, apesar de respeitarem é sempre perigoso”, lamentou.

Veículos, ciclistas e pedestres estão todos misturados, sem pista separada para a prática de atividades de esporte e lazer, como corrida, caminhada, andar de patins ou de bicicleta, entre outros.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e aguarda o retorno.