ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Poucas urnas e muitas filas: manhã foi de queixas nas eleições para conselheiros

A movimentação às 8h foi fraca, entretanto, horas depois, as filas aumentaram e geraram reclamações

Por Mylena Fraiha e Geniffer Valeriano | 01/10/2023 11:43

Filas longas, falta de informações e poucas urnas são as principais reclamações entre os eleitores durante votações para conselheiros tutelares em Campo Grande, neste domingo (1). A abertura dos portões dos locais de votação, às 8h, ocorreu sem grande movimentação, entretanto, no fim da manhã, as filas aumentaram e já geraram confusões.

De acordo com um eleitor identificado apenas como Cláudio, de 28 anos, a Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, na Vila Nasser, teve grandes filas de votação e discussões devido à falta de indicações claras.

“As filas estão enormes, poucos funcionários e houve discussão entre a equipe Fapec e os candidatos. Fapec orientou a entrar na fila errada e as pessoas precisaram sair e retornar ao final de outra fila. Nesse momento começou confusão”, explica Cládio.

Fila no Colégio Dom Bosco durante eleição para conselheiros tutelares (Foto: Alex Machado)
Fila no Colégio Dom Bosco durante eleição para conselheiros tutelares (Foto: Alex Machado)

No Colégio Dom Bosco, localizado na Avenida Mato Grosso, idosos reclamaram do tempo de espera na fila preferencial, com atendimento alternado com a fila regular. A mesária explicou a situação, mas o sistema se manteve, provocando tumulto na porta da seção eleitoral.

Já na Escola Municipal Danda Nunes, localizada na Rua Caliandra, Bairro Vivenda do Bosque, idosos reclamaram da ausência de indicações claras para a fila preferencial. Acompanhada do marido e da filha de seis meses, a eleitora Thaynara de Oliveira Viana, de 28 anos, observou que no Danda Nunes havia apenas duas salas de votação para atender um grande público.

“Não tem fila preferencial e são só duas salas para atender um público muito grande. Acho que a distribuição de escolas poderia sido melhor. A reclamação não é só minha. Tem várias pessoas idosas e com crianças de colo que estão no sol e nesse calor”, reclama Thaynara.

Reginaldo comenta movimentação de eleição para conselheiros tutelares na Escola Municipal Danda Nunes (Foto: Alex Machado)
Reginaldo comenta movimentação de eleição para conselheiros tutelares na Escola Municipal Danda Nunes (Foto: Alex Machado)

O administrador Reginaldo Deunhaf, de 51 anos, relatou a fila extensa no polo de votação e que enfrentou uma espera de 20 minutos para votar.“Acho que ter uma urna acabou atrasando. Tinha que ter pelo menos duas ou três urnas aqui. Por causa do tempo de espera, teve uma mulher que desistiu de votar. Está em desorganizado”

Em sua primeira eleição para conselheiros tutelares, Reginaldo notou que muitas pessoas também foram votar pela primeira vez. "Creio que a presença de um público reduzido nos anos anteriores levou a organização a não antecipar o grande número de votantes no dia de hoje."

Espera que vale - Apesar da espera e de desistências, alguns eleitores destacam que vão enfrentar as filas para exercer seu dever. Um deles é o administrador Vanildo Dias Ferreira, de 51 anos, que esperou uma hora para votar. “As pessoas ter paciência e compreensão. Mesmo eu tendo esperado 1 hora para votar, acho que não demorou muito”

Para Vanildo, as grandes filas surgiram porque a organização pode não ter previsto a alta demanda. “Acho que eles não esperavam que vinha tanta gente. Mas ao mesmo tempo, mostra a preocupação da população com o assunto”.

A estudante de enfermagem Ester Barbosa Correia, de 25 anos, também ressaltou a importância de votar para proteger as crianças, apesar das filas extensas. “Apesar da fila estar grande, vou esperar. É uma forma muito importante de proteger as crianças. Espero que os conselheiros eleitos fiquem atentos aos casos de abusos, especialmente, os que ocorrem dentro dos lares”.

Keila afirma que votará por seus netos (Foto: Alex Machado)
Keila afirma que votará por seus netos (Foto: Alex Machado)

A aposentada Keila Maria Gomes Apolinário, de 72 anos, também foi uma das eleitoras que ressaltou a importância de participar da escolha de conselheiros tutelares. "Acabei de votar e estou saindo com sentimento de dever cumprido. Foi tranquila a votação. Acho que todo brasileiro deve votar e escolher quem estará cuidando das nossas crianças”.

A reportagem entrou em contato com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), responsável pela realização das eleições, para esclarecer o que tem motivado os atrasos.

De acordo com a Fapec, a distribuição de urnas por polos foi uma definição feita diretamente pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), conforme demanda do pleito em questão. A fundação também explica que em alguns horários específicos o movimento foi maior, o que ocasionou fila.

[**] Matéria editada às 13h43 do dia 1 de outubro de 2023 para acréscimo de informações. 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias