ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prazo para negociar licenciamento vencido termina nesta quinta-feira

Departamento de Trânsito emitiu 205 mil guias para motoristas inadimplentes

Por Gustavo Bonotto | 26/02/2024 22:20
Prazo para negociar licenciamento vencido termina nesta quinta-feira
Condutor recebe carta simples com notificação do Departamento Estadual de Trânsito. (Foto: Arquivo/Detran)

Termina na próxima quinta-feira (29) o prazo para proprietários quitarem taxas de licenciamento já vencidas, informa o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A ação, responsável pela emissão de 205,2 mil guias, identificou a inadimplência de 50% dos pagamentos dos licenciamentos nos últimos cinco anos.

De acordo com a nota enviada à imprensa, o motorista pode pagar o valor integral das guias, que variam entre R$ 282 a R$ 848, via aplicativo de celular. No caso do parcelamento, é necessário comparecer a um guichê de atendimento.

Ainda segundo o departamento, o débito é baixado em poucos minutos e o cidadão já sai da agência com o CRLV (Certificado de registro e licenciamento de veículo) em mãos.

Para os devedores que não receberam a notificação, a legislação prevê a publicação dos nomes no DOE (Diário Oficial do Estado), e prazo de mais 30 dias para regularização. Após este prazo, a lista de inadimplentes será enviada à Procuradoria-Geral do Estado que dará início ao processo de inclusão do nome do proprietário na dívida ativa.

O Detran esclarece que, de acordo com a Portaria “N” n° 155, é considerado devedor do licenciamento a pessoa, seja física ou jurídica, em nome de quem está registrado o veículo. Pode ser considerado também o nome de quem foi comunicada a venda, o devedor fiduciante ou arrendatário indicado no registro, na data do vencimento do licenciamento, conforme calendário anual.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias