Prefeito vai a Brasília pedir a ministro reativação da ferrovia e porto seco
Reunião é sobre projetos que podem melhorar a competitividade logística da Capital
Acompanhado de secretários, o prefeito Marcos Trad (PSD) se reúne, hoje (22), em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. A reunião é sobre projetos que podem melhorar a competitividade logística da Capital, fundamental para novos investimentos.
O prefeito pedirá ao ministro a reativação da Malha Oeste, ligação ferroviária de Corumbá a Bauru, que passa por Campo Grande e se estende até Ponta Porã.
Além do transporte ferroviário, Marquinhos quer discutir a criação do porto seco na Capital, que se transformaria em um entreposto de exportação e importação.
Os temas foram discutidos também no último encontro entre o prefeito e o ministro, em agosto, quando Freitas veio a Campo Grande, em agenda oficial.
“A prefeitura concluiu a estrutura do terminal intermodal, às margens do macroanel. A volta dos trens viabilizará a conexão de três modais, rodoviário, ferroviário e aéreo no terminal “, detalha o prefeito.
Acompanham o prefeito na viagem a Brasília, a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin; o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Rodrigo Terra; e o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine Bruno.
Ferrovia - A reativação da Malha Oeste é uma alternativa ainda mais viável, depois da edição da Medida Provisória 1.075, que fixa um novo marco legal para o transporte ferroviário, segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese.
Além de permitir a construção de novas ferrovias por meio de uma autorização simplificada, a medida provisória autoriza a liberação para a exploração de trechos sem operação, caso da Malha Oeste, cuja última concessionária desistiu do negócio.
“Com a entrada em operação da fábrica de Celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros da Capital, em 2024, certamente haverá uma forte demanda de cargas, que torna o trecho viável economicamente”, comenta Rudi.
Sucateada, a ferrovia de MS tem consórcio definido para estudar relicitação. A Malha Oeste é a antiga estrada de ferro Noroeste do Brasil. Depois de 25 anos de concessão e uma história de abandono, ela passará por estudos de viabilidade técnica e econômica para a relicitação. O consórcio Nos Trilhos de Novo venceu a concorrência pública internacional e será o responsável pelo trabalho.